A importância da relação família e escola para o processo de aprendizagem

Kelly Cristina de Lima

Resumo


O artigo aborda a relação família e escola e tem como finalidade discutir a importância desta relação com o processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de Sinop, Mato Grosso. Fundamentou-se no autor Philippe Ariès. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, questionário com perguntas abertas destinadas a professores e familiares de estudantes do 2º ano. Concluiu-se que a relação família e escola são de extrema importância, porém esta abalada por motivos sociais e econômicos.

Palavras-chave: ensino fundamental; relação família e escola; aprendizagem; Philippe Ariès.


Referências


ARIÈS, PHILIPPE. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 1981.

BATISTA, Camila da Silva. Relação família e escola: papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 10, n. 1 (26. ed.), p. 123-138, jan./jul. 2019. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em 13 out. 2019.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia).Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Distrito Federal. 2007. Disponível em: . Acesso em 16 out. 2018.

LÓPEZ, Jaume Sarramoni. Educação na família e na escola. São Paulo: Loyola, 2002.

MÃE A. Mãe A: questionário [14 abr. 2018] Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

MÃE A. Mãe B: questionário [17 abr. 2018].Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

MÃE A. Mãe C: questionário [22 abr.2018].Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

MÃE A. Mãe D: questionário [11 abr.2018].Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

MACEDO, Rosa.Maria. A família diante das dificuldades escolares dos filhos. Petrópolis: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista, MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudo de Psicologia – Campinas, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000100012. Acesso em 28 abr.de 2019

PARO, Vitor Henrique. Qualidade de ensino, a contribuição dos pais. Xamã, 1992.

PROFESSORA 1. Professora 1: questionário [10 abr.2018].Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA 2. Professora: 2 questionário [12 abr.2018].Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA 3. Professora: 3: questionário [12 abr.2018].Pesquisadora: Kelly Cristina de Lima. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para o Trabalho de conclusão de curso sobre a educação em Sinop.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR