Bullying: um estudo sobre duas escolas municipais de Sinop

Patrícia Leal dos Santos Lira

Resumo


Este artigo aborda o fenômeno bullying com crianças do ensino fundamental de primeiro a quinto ano. Teve como objetivo averiguar quais as consequências deste fenômeno no desenvolvimento e socialização das crianças. A pesquisa teve como aporte teórico Cleo Fante e foi feita com abordagem qualitativa, com o uso de questionários abertos, em duas escolas do município de Sinop, com cinco professores. Averiguamos que o fenômeno bullying interfere no processo de aprendizagem das vítimas e as consequências psicológicas e sociais são inúmeras que poderão ser levadas para a vida adulta, caso não seja tratado na infância.

Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; professor; Cleo Fante.


Referências


BARROSO, Bruna Caroline Turse e GERALDINE, Nágila Guedes. É brincadeira ou é bullying? Casa da ciência. Publicado em 12 de janeiro de 2017. Disponível em. http://www.casadaciencia.com.br/e-brincadeira-ou-e-bullying-2/acessado em. 30 de junho de 2019

FANTE, Cleo, Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz/ Cleo Fante. – 8º ed. – campinas, SP: Verus Editora, 2018.

PEDROLO, Gabriely Talita.Bullying nos anos iniciais: As consequências no rendimento escolar do educando. Revista eventos Pedagógicos, Sinop, v. 9, n. 3 (25.ed.),p.946957,nov./dez.2018.disponivel em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index

Acesso em 13 de out. 2019.

MEDEIROS, Alexandre Vinicius Malmann. O fenômeno bullying(in) definições do termo e suas possibilidades.2012. dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Goiás

Silva, Ana Beatriz B. (Ana Beatriz Barbosa) Bullying: mentes perigosas nas escolas/ Ana Beatriz Barbosa Silva. – [2. Ed] São Paulo: globo, 2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987

Professor A. Professor A: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.

Professor B. Professor B: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.

Professor D. Professor D: questionário [junho 2019]. Pesquisadora: Patrícia Leal Santos Lira. Sinop, MT, 2019. Questionário respondido para trabalho de conclusão de curso sobre a Educação em Sinop.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR