A percepção dos professores em relação à família na escola

Daniane Camargo da Silva Haubert

Resumo


Este artigo aborda a importância da percepção dos professores em relação a família dos alunos na Escola Municipal de Educação Básica no município de Sinop, Mato Grosso. Teve como objetivo analisar os desafios encontrados pelos professores para que os familiares participassem das atividades escolares com três turmas de 1º ano e duas turmas de 2º ano. O estudo de caso foi realizado por meio de entrevista e observação com os professores e alunos e teve uma abordagem qualitativa. A base teórica foi composta por Paulo Freire. Conclui-se que neste estudo os pais dos alunos só participam quando solicitados e não por interesse próprio deles.

Palavras-chave: educação básica; percepção dos professores em relação a família; estudo de caso. Paulo Freire.


Referências


ALMEIDA, Adriane Catarina de. ARANTES, Almir. A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 22 - 31, jun./jul. 2014 Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos Acesso em: 11 abr. 2019.

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Federal n. 9.394, de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 09. Jan. 2019.

COSTA, Vania Cristina Marques da; CERON, Jussara Cristina Mayer. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 330-339, jun./jul. 2014. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos Acesso em: 17 set. 2019.

FREIRE, P.; ILLICH, Ivan. Diálogo. In: SEMINARIO INVITACIÓN A CONCIENTIZAR Y DESESCOLARIZAR: Conversación permamente, 1974, Genebra. Atas [...] Buenos Aires: Búsque da Celadec. 1975, 109 p. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_sandra_cristina_schram.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

PRADO, Danda. O que é família. São Paulo. Brasiliense 1981.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009.

SARTI, Cynthia A. Família e jovens: no horizonte das ações. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 11, maio/jun./jul./ago. 1999, p. 99-109. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE11/RBDE11_10_ESPACO_ABERTO_-_CYNTHIA_A_SARTI.pdf . Acesso em 21 f ev. 2019.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

PROFESSORA F. Professora F: depoimento [01 abr. 2019]. Entrevistadora: Daniane Camargo da Silva Haubert. Sinop, MT, 2019. Gravação digital. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR