A musicalização na educação infantil

Magna Cristina da Silva dos Santos

Resumo


O presente artigo teve como objetivo conhecer se a musicalização faz parte do processo de alfabetização das crianças das turmas de 1ª e 2ª fase de educação infantil; se há interação entre aluno/aluno e professor/aluno. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, além de uma entrevista semiestruturada, com duas professoras das salas. Defende-se que, amparados em Lev Vygotsky, Ana Lúcia Passagno Bréscia, a hipótese de que a música tem poderoso recurso educativo, criador e libertador. Observou-se que as professoras compreendem a musicalização como fator importante no processo de escolarização na educação infantil, embora apresentem práticas/metodologias divergentes. Concluiu-se que a música, na vida escolar da criança, não se refere apenas a uma simples disciplina ou a um momento de recreação, mas a um elemento imprescindível à formação para toda a sua vida social.

Palavras-chave: educação infantil; musicalização; ensino e aprendizagem.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

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