A questão de gênero: o professor gênero masculino na educação infantil

Nisete Pinheiro da Silva

Resumo


O artigo aborda a questão de gênero masculino na educação infantil. Teve como objetivo investigar as concepções que são produzidas sobre o papel do professor em sala de aula. Esta pesquisa teve como aporte teóricos Debora Thomé Sayão e Guacira Lopes Louro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturada com professores do gênero masculino, pais, acadêmicos e a coordenadora da educação infantil do município de Sinop, Mato Grosso no ano de 2019. Concluiu-se que há preconceito em relação ao gênero masculino na educação infantil, porém os sujeitos envolvidos não interpretam essas concepções como preconceito.

Palavras-chave: educação infantil; gênero masculino; a questão de gênero; abordagem qualitativa; Debora Thomé Sayão; Guacira Lopes Louro.


Referências


REFERÊNCIAS

ACADÊMICO A. Acadêmico A: depoimento [09 abr.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

ACADÊMICO A. Acadêmico B: depoimento [09 abr.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019.Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

COORDENADORA 1. Coordenadora 1: depoimento [06 jun.2019]. Pesquisadora: Nisete Pinheiro da Silva. Sinop, MT, 2019.Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a educação em Sinop.

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Disponível em:http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index.

Acesso em 10 de out. 2019.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

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Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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