A importância das abordagens metodológicas no processo educacional da Educação de Jovens e Adultos

Regilaine Oliveira Barbosa

Resumo


O artigo trata da importância das abordagens metodológicas no processo educacional da educação de jovens e adultos e tem como finalidade compreender as abordagens desenvolvidas pelos professores em suas práxis pedagógicas. Fundamentou-se no autor Paulo Freire. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, entrevista semiestruturada, com professores do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas estaduais do município de Sinop, Mato Grosso. Conclui-se que existe ainda um longo caminho, para a compreensão aprofundada das metodologias voltadas para a educação de jovens e adultos.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; abordagens metodológicas; professores; Paulo Freire.


Referências


COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O Ensino por meio de Temas-Geradores: A Educação Pensada de Forma Contextualizada, Problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p.37-44, 2013. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/20265. Acesso em: 20 out. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GONÇALVES, Ellen Mariel Pires. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): implicações no processo de ensino/aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.10, n.1, p.242-254, jan./jul. 2019. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3498/2465. Acesso em: 17 set. 2019.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100007. Acesso em 10 out. 2019.

PROFESSORA ANGÉLICA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

PROFESSORA IOLANDA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

PROFESSORA MAGNÓLIA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.

PROFESSORA VIRGÍNIA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Regilaine Oliveira Barbosa. A identidade da educação de jovens e adultos e a importância das abordagens metodológicas no processo educacional, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, mar./abr. 2019.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR