O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Ivonete Alves Ferreira de Souza

Resumo


O artigo aborda o processo de ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender como ocorre o ensino da matemática, refletindo sobre as práticas metodológicas e dificuldades encontradas. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa/estudo de caso e questionário para duas professoras, uma do primeiro e uma do quinto ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno no município de Sinop/Mato Grosso no ano de 2019. Fundamentou-se nos estudos do autor Ubiratan D’Ambrosio. Concluiu-se que várias são as dificuldades encontradas, ficando claro a importância de uma metodologia pautada em um planejamento flexível e contextualizado com o cotidiano.

Palavras-chave: ensino fundamental; anos iniciais; matemática; ensino-aprendizagem.


Referências


BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Educação Matemática. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da teoria à prática: uma breve Introdução da matemática e sua história. 17. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SILVA, Andréia Viaro Fenner. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: a Matemática e as relações pedagógicas na vida dos alunos anos iniciais. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1027-1042, ago./dez. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index Acesso em 17 set. 2019.

SILVA, Mônica Soltau da. Clube de Matemática: jogos educativos. Campinas: Papirus, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR