A psicomotricidade no processo de aprendizagem escolar

Ane Cleia de Oliveira Barbosa

Resumo


Este artigo apresenta a psicomotricidade no processo de aprendizagem escolar. Teve como objetivo compreender como é desenvolvida a atuação dos professores com os alunos, e qual a contribuição oferecem no processo de aprendizagem. Está pesquisa teve como aporte teórico Jean Le Boulch e Vitor Fonseca. A pesquisa de campo foi realizada na escola Taciana Balth Jordão e Aleixo Schenatto, no Município de Sinop, Mato Grosso com quatro professoras alfabetizadoras, no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Concluiu-se que as professoras entrevistadas não têm o conhecimento teórico da importância da psicomotricidade no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: educação infantil; psicomotricidade; aprendizagem escolar; Jean Le Boulch.


Referências


ABP, Associação Brasileira De Psicomotricidade. Histórico da Psicomotricidade. Disponível em: www.psicomotricidade.com.br. Acesso em: fevereiro 2019.

ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e movimento. 4. Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

COSTALLAT, D. M. M. et al. A psicomotricidade otimizando as relações Humanas. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.

LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento até 6 anos a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

KYRILLOS, Michel Habib M.; SANCHES, Tereza Leite. Fantasia e criatividade no espaço lúdico: educação física e psicomotricidade. In: ALVES, Fátima. Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união. Rio de Janeiro: Wak, 2004. p.153-175.

MELLO, A. M. Psicomotricidade: educação física e jogos infantis. 6 ed. São Paulo: Ibrasa, 1989.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade, educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 10a ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.

___________________,Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque Psicopedagógico. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

____________________Psicomotricidade: reeducação num enfoque psicopedagógico. 2ª Reimpressão. ed. Vozes, p. 30-36, Outubro/2016.

SOUSA, Juliana Melo de; SILVA, João Batista Lopes da. A Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, V.4, n.2, p. 128-135, ago/dez, 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1275/904. Acesso em 20/10/2019.

VELASCO, Cassilda Gonçalves. Brincar: O Despertar Pscicomotor. Rio de Janeiro: Sprint,1996.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR