Dos livros ao cinema: uma reflexão a partir da literatura fantástica sobre aspectos educativos encontrados na Saga Harry Potter

Germária Cybelle Bezerra Nogueira

Resumo


Entre todas as características propostas pela educação, a leitura faz parte fundamental para o entendimento e compreensão do mundo no qual estamos vivendo, ou contemplando a existência de nossas vidas. Mas em grande parte, principalmente após a realização dos eventos da Sétima Arte aonde transferem obras literárias para imagens em movimento que se fundamentam em conceitos filosóficos e contemplando teorias que tendem a fortalecer o uso e as comparações sobre o conflito ideológico existente entre universo literário e a gama do envolvimento fictício de cada obra. Assim sendo, o objetivo deste artigo é verificar através da Narrativa de Ficção, o que há de atrativo para os jovens neste tipo de Gênero? E assim, verificar os fatos apontados, por exemplo, que em uma leitura realizada em Harry Potter pode desenvolver no leitor uma busca interior do papel social de um individuo. No contexto da Sétima Arte o papel já passa a ser visto como introdução de um mundo mágico, construído em contos e lendas necessário para conhecer o verdadeiro universo do personagem, onde a amizade prevalece como papel principal ao aprendizado do aluno.

Palavras-chave: ficção; literatura; cinema; Harry Potter.


Referências


ANTONIO, José Carlos. O uso das TICs na gestão pedagógica do processo de ensino e aprendizagem. Professor Digital, SBO, 23 abril 2010. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2011.

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto do. Lei 9394/96: Estabelece as diretrizes da Educação Nacional. Brasilia. SEEF/ME, 1996. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasilia. SEF/MEC, 1999. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Parte III, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: SEF/MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto do. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CENTRO DE REFERENCIA EDUCACIONAL. Anisio Teixeira / Escola Nova. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2008.

COLL, Cesar. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Tradução Emília de Oliveira Dihel. 2.imp. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

EDUCAÇÃO, A Página da Educação. Importância sociológica da Educação. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2008.

MARIA, Joaquim Parron. Paradigmas pedagógicos para uma filosofia da educação. São Paulo: Paulus, 1996.

MEDEIROS, Marinalva Veras; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Formação Docente: da teoria à prática em uma abordagem sócio-histórica. Revista E-curriculum, São Paulo: v.1, n.2, junho de 2006.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

SIMONE, Andrea. Concurso problema versus formação de professores em Pernambuco. Publicado em: 7 maio 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2011.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. A magia da escola na escola da magia: a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter. Educação em Revista. Vol. 26, n. 3, Belo Horizonte. 2010. Disponível em: Acesso em: 18 nov. 2011

ZACHARIAS,Vera Lúcia Câmara. Vygotsky e a Educação. Disponível em: < http://www.centrorefeducacional.com.br>. Acesso em: 7 jun 2007.

Filmes:

Meu Mestre, Minha Vida (1989). Direção John G. Avildsen. Elenco Principal: Morgan Freeman, Beverly Todd, Robert Guillaume.

Escritores da Liberdade (2007). Direção: Richard LaGravenese. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher. Elenco Principal: Hilary Swank, inspirado nos eventos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, baseado nos relatos da professora Erin Gruwell e seus diversos alunos.

O Diabo Veste Prada (2006). Direção: David Frankel. Elenco Principal: Meryl Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt.

Candidato Aloprado (2006). Direção: Barry Levinson. Roteiro: Barry Levinson. Elenco Principal: Robin Williams, Christopher Walken.

Obrigado Por Fumar (2005). Direção: Jason Reitman, Aaron Eckhart.

Nenhum a Menos (1999). Direção: Zhang Yimou. Elenco Principal: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.

Aprovados (2006).Produção e Direção: Steve Pink. Elenco Principal: Blake Lively.

Um Amor para Recordar (2002). Direção: Adam Shankman. Elenco Principal: Shane West, Mandy.

V de Vingança (2006). Direção: James McTeigue. Elenco Principal: James Purefoy, Natalie Portman, Stephen Rea, Stephen Fry, John Hurt, Tim Pigott-Smith, Sinéad Cusack .

Ao Mestre, com Carinho (1966). Direção: James Clavell. Elenco Principal: Sidney Poitier, Judy Geeson, Christian Roberts.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Direção: Chris Columbus. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002). Direção: Chris Columbus. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004). Direção: Alfonso Cuarón. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005). Direção: Mike Newell. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007). Direção: David Yates. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009). Direção: David Yates. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e as Relíquias da Morte. Parte 1 (2010). Direção: David Yates. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.

Harry Potter e as Relíquias da Morte. Parte 2 (2011). Direção: David Yates. Elenco Principal: Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017-2018): B2

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR