O desenvolvimento corporal na educação infantil

Adriana Pacheco da Silva Santos, Jaqueline Pasuch

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo realizado em uma creche pública pertencente à rede municipal de educação de Sinop - MT. Objetivamos compreender o movimento corporal das crianças como parte do desenvolvimento integral das crianças. E também entender como os profissionais trabalham a especificidade do corpo infantil, dos movimentos das crianças durante a rotina da instituição de uma turma de crianças de dois a três anos de idade. Optamos em focalizar a pesquisa na área da Educação Infantil por entender que as crianças desta faixa etária apresentam características importantes no desenvolvimento corporal, visto que muitas vezes na educação infantil o movimento é considerado como ‘indisciplina’, fazendo com que a criança, na maioria das vezes permanece quietas e sentadas em suas cadeiras. Diante de tal propósito, buscamos uma metodologia que nos possibilitasse apreender o movimento corporal da criança e encontramos na pesquisa qualitativa, através da ‘observação participante’, trilhas que nos conduziram à construção de conhecimentos. Como pesquisadora, permanecemos na instituição investigada por quase três meses, em horários intercalados, utilizando o caderno de campo, no qual registramos as observações realizadas, bem como as entrevistas com as professoras da referida turma. Os principais referenciais utilizados para o estudo foram: Vygotsky, Piaget, Vitor Fonseca e Henri Wallon. De acordo com o observado em campo e leituras teóricas, ressaltamos com este estudo a importância do movimento para as crianças e sua contribuição no desenvolvimento infantil pleno.

Palavras-chave: educação; educação infantil; maternal II; movimento; sociointeracionismo.


Referências


ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. 11. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

FONSECA, Vitor. Psicomotricidade: psicologia e pedagogia, São Paulo: Martins Fontes, 1988.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

VYGOTSKY, Levi. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR