A imaginação e a linguagem expressas no desenho da criança

Marcilene do Nascimento Silva, Isabela Augusta Andrade Souza

Resumo


O desenho pode contribuir no desenvolvimento social, individual, assim como na aprendizagem e na linguagem da criança. Através do desenho a criança faz um dialogo entre o imaginar, fazer e compreender. Nosso objetivo nesta pesquisa é compreender de que forma a imaginação e a linguagem se manifesta através do desenho de crianças de pré-escola, e sua influência ou não sobre o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo da criança. Para isso foram realizadas entrevistas com os professores e observação em uma turma pré-escolar, para que fossem observadas as crianças que estivessem iniciando seu processo gráfico. Justifico, ainda, a relevância do tema em questão, pois está relacionado com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança tendo em vista que o desenho contribui para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e criativas da criança. Como conclusão de nossa pesquisa pudemos observar que o desenho não é uma prática comum devido a fatores que vão desde a falta de materiais adequados para esta atividade quanto a não observância do desenho como um método auxiliar pedagógico no cotidiano escolar. Os estudos bibliográficos bem como as análises de dados, foram baseados nas teorias do desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e emocional desta fase, tendo como ponto de referência Lev Semenovitch Vygotsky.

Palavras-chave: educação; educação infantil; linguagem pictórica; grafismo infantil; Vygotsky.


Referências


GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo, Scipione, 1989.

OLIVEIRA, Marta Khol. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

RICHTER, Sandra. Criança e Pintura: ação e paixão de conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR