Formação continuada: a importância da formação docente

Maria Helena Biazi, Cristinne Leus Tomé

Resumo


A formação continuada de professores é uma temática importante e necessária, haja vista os desafios que se apresentam à escola e aos educadores. As instituições e os educadores têm uma imensa tarefa no que se refere aos imperativos desafios advindos da rápida evolução da ciência e das tecnologias. Desafios estes que exigem de nós, educadores, flexibilidade e abertura para novas relações que necessitam ser engendradas no contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Colégio Alternativo, e verificamos junto aos professores quais são as expectativas dos professores com referência à Formação Continuada e se a mesma contribui com o desenvolvimento, colaborando com a teoria e prática em sala de aula. Desta forma, a pesquisa justifica-se, pois é necessário que a escola acompanhe como se dá o processo de formação continuada na escola e se posteriormente, se estes saberes são construídos com os alunos em sala de aula. Dentre os autores estudados, citaremos Francisco Imbernón, Antonio Nóvoa e Paulo Freire. Durante a realização da escrita, optamos por fazer uma abordagem teórica e prática entrelaçada à análise da pesquisa. Finalmente, constatamos que é de suma importância que o profissional da educação tenha uma sólida formação epistemológica para refletir, analisar e entender sobre a concepção de aprendizagem e conhecimento que, determina o seu fazer pedagógico. É importante que entendamos que a forma como se concebe o aprender e o conhecer determina e orienta o seu trabalho em sala de aula e sua identidade.

Palavras-chave: professores; formação continuada; Colégio Alternativo.


Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______ . (Org.). Vidas de Professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 1995a. (p.11-30).

______ . O passado e o presente dos professores. In: ______ . (Org.). Profissão professor. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 1995b. (p.13-34).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR