Dificuldades de aprendizagem do aluno nos anos iniciais

Ildenê da Silva Sousa, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados de metodologias pedagógicas utilizados pelos professores com crianças que necessitam de um Atendimento Especializado nos anos iniciais. A pesquisa foi realizada nas escolas Basiliano do Carmo de Jesus e Aleixo Schenatto, no Município de Sinop/MT, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Na coleta de dados foi feito observações e entrevistas semi-estrututadas com as crianças e professores que atendem essas crianças com necessidades especiais na sala regular e na sala de recursos. Este trabalho está centrado em duas concepções, dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais e como a escola oferece este atendimento. Para a fundamentação teórica recorremos aos autores: Antônio Manuel Pamplona Morais , Paulo Freire, César Coll, Ana Maria Padilha. Claudino Pilleti, Nelson Pilleti e outros. Esperamos que os resultados dessa pesquisa contribua para esclarecer como se encontram o atendimento hoje nas escolas. Quais metodologias os professores utilizam na aprendizagem dessas crianças com dificuldades na aprendizagem e também com necessidades educacionais especiais, se há favorecimento da inclusão, neste dois sentidos, a contribuição da pesquisa para estas dois olhares, se possibilitou a mudança e a concepção dos professores diante da pesquisa, se é possível um atendimento especializado com qualidade na prática e se é possível adquirir uma metodologia diferenciado para este atendimento,  favorecendo o desenvolvimento do aluno nas duas concepções na educação.

Palavras-chave: educação; educação especial; necessidades especiais; sócio-interacionista.


Referências


CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. 4. ed.Porto Alegre: Mediação, 2000.

COLL, César.(Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DOCKRELL, Julie;MCSHANE, Jonh. Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MINAYO, M.C.S.; DESLANDES,S.F.; NETO, C.; GOMES, R. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAIS, Antônio Manuel Pamplona. Distúrbios da Aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 5. ed. São Paulo: Edicon, 1995.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR