Práticas educativas potencializadas pela informática na educação: uma análise do processo e das perspectivas educacionais

Micheli Marcansoni, Adil Antonio Alves de Oliveira

Resumo


Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, campus de Sinop-MT, em que se buscou analisar as propostas/práticas que os professores que atuam em anos iniciais do ensino fundamental de uma escola  pública de Sinop desenvolvem com o uso da Informática Educativa no contexto educacional. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo, para nossa coleta de dados optamos por questionários e entrevista estruturadas com a coordenadora do laboratório de informática, os professores e alunos do 3º ano do ensino fundamental. A Informática na Educação começou a ser usada como ferramenta de suporte no processo ensino – aprendizagem, com a finalidade de despertar o interesse por caminhos que favoreçam a construção do conhecimento. A Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de aprendizagem, para tanto para que seja usado de maneira educativa o professor necessita ter conhecimento sobre todas as potencionalidades educacionais deste instrumento.

Palavras-chave: educação; informática educativa; ferramenta de suporte.


Referências


LÉVY,Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo; 34, 1993.

MARQUES, Mario Osório. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí: Unijuí 2003. (Coleção fronteiras da educação).

PAPERT, Seymour. A máquina de crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes médicas, 1994.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da informática na educação. Realidade na escola pública. Cáceres (MT): Unemat, 2009.

VALENTE, José Armando. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o acontecer. In: O Computador na Sociedade do Conhecimento: organizado por José Armando Valente. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR