Literatura: o que os estudantes do ensino fundamental lêem

Marivete Rodrigues da Cruz Bohnen, Lenita Maria Korbes

Resumo


Este artigo resulta da investigação de uma pesquisa de conclusão de Curso de Pedagogia cujo objetivo foi esclarecer a importância da leitura na escola, como os estudantes escolhem seus livros para a prática da mesma, e a importância da literatura infantil na educação. A pesquisa foi desenvolvida em três instituições que oferecem a prática da leitura, com estudantes entre 7 a 10 anos de idade, com professores e bibliotecários. A abordagem foi qualitativa do tipo estudo de caso e os autores que mais me apoiei para desenvolvê-la foram: Maria Antonieta Antunes Cunha, Regina Zilberman, Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão.

Palavras-chave: educação; literatura infantil; leitura na escola.


Referências


ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Como Ensinar Literatura Infantil. 3. ed. São Paulo: Ed. Discubra, 1974.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. 18. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. ver. e ampl. São Paulo: Global, 2003.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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