O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional

Catichilene Gomes de Souza

Resumo


Este artigo é resultado do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas Literaturas, desenvolvido no ano de 2009 e 2010, o qual teve o intuído de apresentar e preparar os futuros profissionais desta área. O estágio foi desenvolvido em três etapas/semestres distintas. Na primeira etapa foram observadas e descritas as aulas. Na segunda e terceira etapas foi realizado à regência pelos acadêmicos. Como disciplina obrigatória do curso de Letras, a proposta do estágio é obter informações sobre a realidade educacional, visando que o acadêmico vivencie o contexto escolar, além de identificar quais teorias estão sendo aplicadas pelos professores, quais métodos surtem mais efeito, quais ferramentas instigam a curiosidade dos alunos e etc., de forma a prepará-lo para o exercício da profissão. Além disso, utiliza como aporte teórico autores que discutem as práticas pedagógicas assim como a Orientação dos Paramentos Curriculares no âmbito educacional.

Palavras-chave: escola; estágio; práticas pedagógicas; língua portuguesa; literatura.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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