ESTRESSE INFANTIL: um estudo sobre o comportamento de crianças de 2° ano no processo de ensino aprendizagem

Edna Queiroz Ramos, Maria Angélica Dornelles Dias

Resumo


O artigo apresenta uma pesquisa conduzida numa escola municipal de Sinop - MT que procurou identificar qual o nível de estresse entre as crianças de segundo ano do ensino fundamental. A discussão foi baseada numa pesquisa estudo de caso, observações complementares durante o ano escolar de 2011 e com observação nos meses de junho e julho de 2011. A pesquisa teve como finalidade observar se o método utilizado pelo professor é atrativo as crianças e se o estresse afeta o processo de aprendizagem dentro do ambiente escolar, bem como compreender como se dá a relação entre professor/aluno neste conjunto de situações. Os sujeitos estudados são 11 alunos e 03 alunas com faixa etária entre oito e nove anos de idade originários da zona rural. Dentre estes as crianças que fizeram o teste a psicóloga voluntária, 04 foram diagnosticada com sintomas do estresse. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a Escala de Stress Infantil (ESI) das autoras Marilda Lipp e Maria Diva Monteiro Lucarelli. Para dialogar com as autoras nos embasamos também em Márcia Maria Brignoto. Foram realizados perguntas semi estruturadas para os pais, alunos e professores com intuito de saber como é o dia a dia deste aluno e como ela se comporta em sala de aula.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino fundamental. Estresse infantil. Processo de ensino aprendizagem.


Referências


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini aurélio Século XXI o mini dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

LIPP, Marilda Emmanuel Novaes (org.). Crianças estressadas causas sintomas e soluções. Campinas: Papirus, 2000.

______. Pesquisas sobre stress no Brasil saúde, ocupações e grupos de risco. In: VILELA, Maria Vieira. Sintomas e fontes de stress em escolares de 1ª a 4ª série. Campinas: Papirus, 1996.

______; LUCARELLI, Maria Diva Monteiro. Escala de Stress Infantil. São Paulo: Casa do psicólogo, 2005.

______. O stress está dentro de você. In: BIGNOTO, Márcia Maria; TRICOLI, Valquíria Aparecida Cintra (Org.). Aprendendo a se estressar na infância. São Paulo: Contexto, 2000.

WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade.2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1975.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eventos Pedagógicos

ISSN  2236-3165 - Avaliação QUALIS (2013) : Ensino B3 - Educação B5 - Interdisciplinar B5 - Letras/Linguística C - Sociologia C




Este periódico está licenciado sob Creative Commons BY 3.0