A recriação mítica do mundo e o mito da primavera

Luciane Ferreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo primordial compartilhar as ideias apresentadas no terceiro capítulo da pesquisa monográfica: O Mito da Primavera no conto A Mulher Ramada, de Marina Colasanti, cujo, os argumentos teóricos míticos tornaram-se os fundamentos analíticos, bem como os pontos de embasamento da estrutura metodológica desta investigação; Mielietinsk, Eliade Mirceia, Northrop Frye, Manfred Luker, proporcionaram a contextualização do objeto de pesquisa sob a perspectiva mítica, que se apresenta nesta produção trazendo um novo olhar de origem /recriação do universo, desta maneira realiza um resgate reflexivo sobre a relação homem-natureza, e sua evolução temporária.

Palavras-chave: letras; literatura; teoria mítica; recriação; mito da primavera.


Referências


ELIADE, Mircea, O sagrado e o Profano. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______. Aspectos do Mito.Tradução de Manuela Torres. Rio de Janeiro: Editora Edições 70, 1963.

FRYE, Northrop. Anatomia da Crítica. Tradução: Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 2000.

LUKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. Tradução de Vera Barkow. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MIELIETINSKI, E. M. A poética do mito. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 1987.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

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Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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