A IMAGEM DO NARRADOR-PROTAGONISTA NO CONTO ‘FELIZ ANO NOVO’ DE RUBEM FONSECA

Gisely Noeli Vanderlinde Bezen

Resumo


O presente trabalho propõe analisar a imagem do narrador-protagonista do conto Feliz Ano Novo , precisando ressaltar alguns pontos. Foi dialogado com Gaston Bachelard, Alfredo Bosi, Massaud Moisés, Beth Brait, Salvatore D‟Onofrio, Nádia Battella Gotlib, Angelica Soares, Rubem Fonseca, e Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rubem Fonseca é um escritor e romancista, escreveu várias obras, dentre elas Feliz Ano Novo que é o objeto de estudo deste artigo. O conto Feliz Ano Novo é o relato de uma noite de reveillion, onde o personagem protagonista organiza e executa, com a ajuda de outras personagens, um assalto. A ação se passa durante a noite chuvosa do reveillion. O narrador-protagonista é uma personagem que não se apresenta fisicamente durante o conto, ele permite que o leitor construa a sua imagem através de suas atitudes em determinados espaços.


Referências


BRAIT, Beth. A personagem. 7.ed. 4.imp. São Paulo: Editora Ática, 2004.

FONSECA, Rubem. Livro de Ocorrências. São Paulo: Editora Schwarcz, 1998.

MOISES, Massaud. A Criação Literária - Prosa I: fôrmas em prosa, conto, novela, romance. 19.ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 6.ed. 8.imp. São Paulo: Editora Ática, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eventos Pedagógicos

ISSN  2236-3165 - Avaliação QUALIS (2013) : Ensino B3 - Educação B5 - Interdisciplinar B5 - Letras/Linguística C - Sociologia C



Este periódico está licenciado sob Creative Commons BY 3.0


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics)