O texto publicitário: persuasão e ideologia

Cleunice Fernandes da Silva, Mariani Gracieli Dutra

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar um texto publicitário que foi divulgado em uma campanha da empresa O Boticário  em 2005. Os anúncios exploravam o universo dos contos de fadas, buscando  por meio da persuasão, mudar as impressões, ideias, valores, concepções de mundo e ideologias do interlocutor. A estratégia era implantar uma nova forma de pensar, sentir e agir em relação aos contos fantásticos.

Palavras-chave: letras; Análise do Discurso; a persuasão e a ideologia no texto publicitário; anúncio promovido pela empresa O Boticário; Maingueneau.


Referências


CHAUÍ, Marilena. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANT‟ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. rev. São Paulo: Pioneira, 1998.

VEJA. [Campanha] Conto de fadas. 1905 ED. Disponível em:http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 13 set. 2011.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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