Texto literário e formação crítica do aluno

Joseane Silva Pinto

Resumo


A leitura como instrumento de conscientização tem grande papel social no que tange a valorização do ser pensante em toda a sua esfera de participação social e política. Esta consciência crítica desperta o ser pensante para seu papel de verdadeiro cidadão, não apenas aquele de direitos e deveres, mas um ser participante e opinante. Para Paulo Freire, vivenciar a leitura é como se estivéssemos a ler e reler o próprio mundo. O presente artigo tem como objetivo averiguar os aspectos que promovem a formação crítica do aluno por meio do texto literário, portanto, nos ateremos a leitura literária, a relação entre escola e literatura e o espaço que esta ocupa dentro da sala de aula. Traremos alguns conceitos do que é Literatura na visão de grandes teóricos como: Antonio Candido, Afrânio Coutinho e Regina Zilberman.

Palavras-chave: literatura; escola; educação; leitor; Antonio Candido.


Referências


CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ECO, Umberto. Sobre a Literatura: ensaios. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCNs. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2008.

ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Editora Ática S.A 1989.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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