A influência da música na aprendizagem de língua estrangeira

Roseni Aparecida Coelho de Souza

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo diagnosticar se a música enquanto instrumento influencia no desenvolvimento e na aprendizagem da Língua Estrangeira,  com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Bianchini, Marcelândia, MT. A metodologia utilizada consiste em questionário e pesquisa bibliográfica, enfocando-se, a influência da música na aprendizagem da Língua Estrangeira. A partir dessa visão constata-se que na Língua Estrangeira os lúdicos assumem um caráter de mais alta importância no desenvolvimento de aprendizagem, pois propicia o seu desenvolvimento: cognitivo, afetivo, social e moral, podendo oferecer ao aluno sustentabilidade possíveis para nortear suas ações presentes e futuras.

Palavras-chave: letras; linguagem e aprendizagem; música; Márcia Nunes Farias.


Referências


BUARQUE, Aurélio de Holanda Ferreira. O minidicionário de língua portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2001.

BRASIL, Mistério da Educação e do Desporto. PCNS: Língua Estrangeira. Brasília: SEF, 1998.

______. Mistério da Educação e do Desporto. PCNS: Artes. Brasília SEF. 2001

FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis Chateaubriand. 2001. 40f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia) – Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. CTESOP/CAEDRHS. Paraná, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCINI, Marina de Andrade. Metodologia a do trabalho cientifica. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira (Org.). Ensino de Língua inglesa: reflexões e experiências. 3.ed. Campinas: SP. Pontes Editora, 2005.

______. (Org.). Ensino de Língua inglesa: reflexões e experiências. 2.ed. Campinas: Pontes Editora. 1996.

PALVOVIC, B. Ginástica aeróbica: uma nova cultura física. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1987.

ROSSINE, M. A. S. Pedagogia Afetiva. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR