O intimismo de Clarice Lispector na literatura infantil: análise da obra 'A mulher que matou os peixes'

Tatiane Gomes da Silva Barragan

Resumo


No presente artigo, analisaremos a obra A mulher que matou os peixes de Clarice Lispector, observando seu estilo que permanece em todas as suas obras. Constatamos a partir de então que sua literatura infantil é de grande importância e que leva o leitor a refletir e desvendar os grandes mistérios de sua literatura. O desenvolvimento deste estudo deu-se através de muitas pesquisas de teóricos da literatura brasileira e da obra de Clarice Lispector. A autora é considerada um grande nome da literatura brasileira por seu estilo introspectivo e intimista e não foi diferente na obra analisada, sendo esta repleta de ambiguidades.

Palavras-chave: letras; literatura infantil; Clarice Lispector; A mulher que matou os peixes.


Referências


COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 2002

______ ; ______ . Um Brasil para crianças. Para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 4. ed. São Paulo: Global Editorial, 1986.

LISPECTOR, Clarice. A mulher que matou os peixes. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR