O retrato da educação pública em nosso país

Liliane Oliveira Souza, Wélia Leão de Sousa

Resumo


O presente trabalho é um estudo feito a partir da teoria da análise de Discurso, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica e em análises de textos,  sendo eles charges e cartuns referentes à educação. Faremos as análises destes gêneros bem como identificaremos a ironia e o humor utilizados como estratégias de linguagem.

Palavras-chave: Análise do Discurso; ironia; cartuns; charges; educação.


Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara F.Vieira. 9. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

BLOG DOS EDUCADORES. É frequente o descaso com o ensino público. Disponível em: http://blogparaeducadores.blogspot.com/2010_11_01_archive.html. Acesso em: 17 set. 2011.

BOLOGNINI, Carmen Zink; PFEIFFER, Claudia; LOGOZZI, Suzy (Orgs). Discurso e Ensino: Práticas de linguagem na escola. Campinas: Mercado de Letras. 2009.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs: 5ª a 8ª Série - Introdução. Brasília: SEF/MEC, 1998.

______.PCNs: 5ª a 8ª Série. Introdução. Brasília: SEF/MEC, 2001.

MORELI, Simone. Escola particular x escola pública. Disponível em: http://silmoreli.blogspot.com/2010/07/escola-particular-x-escola-publica.html. Acesso em: 17 set. 2011.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, v. 2.

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes/UNICAMP, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR