Sociedades multiculturais nas instituições de educação formal

Franciele dos Santos, Graciele Marques dos Santos, Ivone Jesus Alexandre

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar algumas considerações em torno das sociedades multiculturais nas instituições de educação formal e como os diferentes grupos sociais podem estar vivendo uma educação a margem da qualidade do ensino por conta de suas diferentes culturas, procuramos pontuar ainda contribuições de alguns autores sobre o tema. Nossa intenção é chamar a atenção para as consequências de uma educação que não considera a subjetividade de cada sujeito inserido no espaço escolar, gerando desrespeito e intolerância, o que pode interferir na formação e qualidade do ensino de cada aluno. Não pretendemos abordar um segmento específico, apenas atentar para a necessidade de respeito às diferentes culturas, a luz de alguns autores que discutem o mesmo tema.

Palavras-chave: educação; multiculturalismo; sociedades multiculturais.


Referências


ALEXANDRE, Ivone Jesus. Relações Raciais: um estudo com alunos, pais e professores. Cuiabá: Ed. UFMT, 2009.

LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do Improvável. São Paulo: Ática, 1997.

GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SILVA, Petronilha B. Gonçalves. Multiculturalismo e Educação: do protesto de rua a propostas e políticas. 2003.

SAMPAIO, Edna Luzia Almeida. Políticas de Educação e Regulação do Capital Cultural. 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR