Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares

Eva Maria Moraes Kritli Andrade, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


Na instituição infantil Centro Municipal de Educação Infantil Clara Teixeira, na cidade de Sinop, foi pesquisado a temática Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a arte ambiental no contexto educacional através da metodologia aplicada pelos professores em sala de aula visando destacar a importância das atividades de arte para a formação do educando. Para coleta dos dados, utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada, aplicadas às gestoras e professoras e, também, a observação aos alunos da escola. A pesquisa teve como base teórica os autores Duarte João Jr. e Isabel Cristina de Moura Carvalho. Pudemos então constatar que nesta instituição, as atividades referentes à arte ambiental acontecem como proposta de aprendizagem muito isoladamente.

Palavras-chave: educação; arte-ambiental; proposta metodológica; educação infantil.


Referências


ALVES, R. Sobre o tempo e a eternidade. São Paulo. Papirus, 1997.

CARVALHO, Isabel Cristina De Moura. Educação Ambiental: A Formação do sujeito ecológico. São Paulo; Cortez, 2004.

CMEI, Clara Teixeira. Projeto Pintando Sete. Sinop- MT, 2011/02.

CHARLOT, Bernard. Da Relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 2000.

DUARTE JR., João. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 1991.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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