Letramento: uma aprendizagem mais significativa

Cristiane Carvalho Mendonça Blanco, Edneuza Alves Trugillo

Resumo


Esse artigo expõe a pesquisa realizada sobre Letramento: uma aprendizagem mais significativa teve como questão norteadora as muitas reflexões sobre o que pode ser feito para tornar o processo do contato inicial da criança com o letramento em um momento mais significativo e democrático, de modo que a criança se sinta sujeito de sua aprendizagem. Diante disso, foi observada uma turma de primeiro ano da Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, no Município de Sinop – MT, e a professora regente desta turma, teve como abordagem teórica o estudo de Magda Soares. Por meio de uma entrevista e observações, foi possível conhecer quais os materiais didáticos que são utilizados em sala de aula e como os alunos interagem com este material. O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa, mais especificamente o Estudo de Caso. Constatou-se que a alfabetização só tem sentido em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento, este, por sua vez, só pode desenvolver-se por meio da aprendizagem do sistema de escrita.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; letramento; professora e crianças; pesquisa descritiva; Magda Soares.


Referências


FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. ALFABETIZAÇÃO, Leitura de mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

________. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

________.Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004.

________. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 25, Abr. 2004. Disponível em: . Acesso em 27 Ago. 2010

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR