Hábitos alimentares na educação infantil

Ana Lúcia de Almeida, Fátima Aparecida Silva Iocca

Resumo


Este artigo apresenta sobre o tema Hábitos Alimentares na Educação Infantil, resultado da pesquisa realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no bairro Jardim Imperial, no município de SINOP/MT, em uma turma de Pré II. Este trabalho teve como objetivo conhecer como as professoras e a turma trabalham o tema, quais estratégias estavam sendo utilizadas para incentivá-los a terem bons hábitos alimentares em seu dia a dia, e a visão das crianças e pais sobre o assunto. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio de um Estudo de Caso, que é uma abordagem de investigação que consiste na utilização de método qualitativo de informação. A observação ocorreu no momento do estágio de regência no período de 09 a 25 de Novembro de 2011. Além da observação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as crianças, os pais das crianças, professoras regentes e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação. Para a fundamentação teórica recorremos aos autores: Eliane Said Dutra, e Lauderige Fernandes Lima. Foi constatado através das observações e das entrevistas que as crianças não têm hábitos alimentares saudáveis e pouco são orientados e estimulados a fazerem uma boa alimentação, tanto em casa como na escola, desta forma o conselho da merenda deveria atuar de forma mais efetiva para cumprir as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

Palavras-chave: educação; educação infantil; hábito alimentar; crianças.


Referências


BOOG, M. C. F. Educação nutricional em serviços públicos de saúde. Cad. Saúde Pública, v. 15 supl.2. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: . Acesso: 20 maio 2012.

DUTRA, Eliane Said. Alimentação saudável e sustentável. Módulo 11. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

GASTROCENTER. Prevenir-se pela boca: o que os alimentos fazem realmente pela saúde. 2007. Disponível em: . Acesso: em: 30 ago. 2010.

LIMA, Laudirege Fernandes. Merenda Escolar: Direito à alimentação e fruição do direito à educação. Maceió: EDUFAL, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/FNDE/CD nº. 38, de 19 de agosto de 2008. Estabelece critérios para o repasse de recursos financeiros, à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, previstos na Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, para o atendimento dos alunos do ensino fundamental matriculados em escolas de Educação Integral, participantes do Programa Mais Educação. Brasília (DF), 19 ago. 2008. Disponível em: . Acesso: em 21 de maio 2012.

OCHSENHOFER, Karina. et al. O papel da escola na formação da escolha alimentar: merenda escolar ou cantina? 2000.

Disponível em: . Acesso: em: 18 de setembro 2010.

PASCHOA, Marta Fonseca. Alimentação escolar: um enfoque em alimentos funcionais, 2005. Disponível em . Acesso: 20 de maio 2012.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTE, Flávio Luiz Schieck. Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo, Cortez, 2002.

VIOLETAS. Violetas: questionário. [17 fev. 2012]. Entrevistadora: Ana Lúcia de Almeida. Sinop: UNEMAT-MT, 2012. Diário de Campo (2 f.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre os hábitos Alimentares na Educação Infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR