Dialogando sobre as experiências de vida de professores após a aposentadoria

Catia Fernanda Ristoff, Isabela Augusta Andrade Souza

Resumo


O presente artigo buscou investigar e compreender um pouco sobre as experiências de vida das pessoas que estão na fase do que se denomina de Terceira Idade, tendo, porém, como objetivo principal professores aposentados, e sua realidade vivida após este marco em suas vidas. Para embasamento teórico utilizamos variadas fontes bibliográficas, porém nos apoiamos mais nos livros organizados pela autora Anita Liberalesso Neri. A trajetória da pesquisa se deu através da abordagem qualitativa e seu desenrolar por meio de entrevistas semiestruturadas com professores aposentados em Escola Estadual e Municipal, do município de Sinop/MT. A pesquisa teve como subsídio minha experiência enquanto bolsista no Projeto Terceira Idade, financiado pela FAPEMAT/UNEMAT. De acordo com os estudos e análises entendemos que experiências positivas são extremamente importantes para o período da aposentadoria, o indivíduo que goza de boa saúde, participa de atividades de lazer, tem bons relacionamentos sociais e familiares entre outros aspectos, e poderá viver este período com mais qualidade de vida. Os resultados de pesquisa evidenciam que todos os professores entrevistados têm uma aposentadoria satisfatória, convivem com essa fase de vida de forma tranquila, especialmente por estarem ainda ativos socialmente e economicamente.

Palavras-chave: aposentadoria; qualidade de vida; terceira idade; estudo de caso; professores aposentados.


Referências


ALVARENGA, Liria Núbia et al. Repercussões da aposentadoria na qualidade do idoso. Rev. Esc. Enferm. USP, vol. 43, 2009. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2010.

BERQUÓ, Elza. Velhice e Sociedade. In: NERI, A.L.;Debert, G.D.(Org). Considerações sobre o envelhecimento da população no Brasil. São Paulo: Papirus, 1999.

BROMÉLIA.Aposentadoria. Depoimento[20 fev. 2012]. Entrevistadora: Catia Fernanda Ristoff. Sinop: Unemat-MT, 2012 gravação digital-câmera (20 min 15 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso.

CACHIONI M., NERI, A.L. Velhice e Sociedade. In: NERI, A.L.;Debert, G.D.(Org). Velhice bem sucedida e educação. São Paulo: Papirus, 1999.

CUPERTINO, A. N.; NERI, A. L.; TAVARES, S. S.Velhice bem sucedida. In. NERI, A. L.; YASSUDA M. S.(Org). Saúde emocional após a aposentadoria. São Paulo: Papirus, 2004

FRANÇAS, P. , SOARES D. H. P. Preparação para a aposentadoria como parte da Educação ao longo da vida. IN: FRANÇA, Lucia Helena de, FRANÇA, Pinho, SOARES, Dulce Helena Penna, 2009.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record. 2003.

LAPROVITERA, Enio. Qualidade de vida e aposentadoria: como planejar? Disponível em: < http://www.sintufejuf.org.br/156%20-%20Qualidade%20de%20vida.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. RJ: Vozes, 1994.

NERI, Anita Liberalesso. Qualidade de vida e idade madura.In: NERI, A.L.(Org). Qualidade de vida no adulto maduro: interpretações teóricas e evidências de pesquisa.São Paulo: Papirus, 1993. p .9 -56.

NETTO, Antonio Jordão. Gerontologia básica. São Paulo: Lemos Editorial, 1997.

ROSA.Lazer. Depoimento[20 fev. 2012]. Entrevistadora: Catia Fernanda Ristoff. Sinop: Unemat-MT, 2012 gravação digital-câmera (15 min 49 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso

SÉ, E.V.G.; QUEROZ, N.C.; YASSUDA, M.S. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. In: NERI, A.L.; YASSUDA, M. S. (Orgs). O envelhecimento do cérebro e a memória. São Paulo: Papirus, 2004.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR