Merenda escolar: políticas de alimentação escolar e a educação alimentar como perspectivas de práticas pedagógicas

Ivone Borges Santos, Hélio Vieira Júnior

Resumo


Este artigo traz um estudo acerca da merenda escolar levantando discussões relacionadas às questões políticas legais referente a merenda escolar que permeiam a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional e a Constituição Federal, levando em consideração a criança que está inserida nesta realidade. Aborda como estão às políticas presentes no processo de aquisição, distribuição e preparação da merenda escolar, bem como, analisar os aspectos educacionais no uso da merenda escolar, quanto aos procedimentos metodológicos e pedagógicos adotados para a formação do aluno deste espaço educativo. Alguns autores que embasaram o trabalho foram Eliane Leão Fernandes, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9394/96, Dixis Figueroa Pedraza. Para tal estudo usou-se como metodologia o Estudo de Caso, que é o estudo de um caso específico, onde o pesquisador precisa levantar dados preciosos sobre o seu objeto da pesquisa. Foram feitas entrevistas com cinco professoras, da referida escola, também dez alunos do 3º ano da educação básica e duas merendeiras do período vespertino para a coleta dos dados. Com isso, apresenta-se aqui o resultado da pesquisa que traz conclusões, reflexões e novas inquietações.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; professora e crianças; estudo de caso.


Referências


PEDRAZA, Dixis Figueroa. ANDRADE, Sonia Lúcia L. Sousa de: A Alimentação escolar analisada no contexto de um programa de Alimentação e Nutrição. Revista brasileira da saúde, vol.19 número 003 ano 2006.

PEREIRA, Joana D’arc Lucia: A Educação na perspectiva das práticas pedagógicas Infantil. Sinop, 2008.

OLIVEIRA, Antônio Raimundo de: Educação e Alimentação: Um estudo de caso sobre o reflexo do programa da multimistura no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop. Sinop, 2011.

FERNANDES, Eliane Leão: Transparência e controle social: O caso do Conselho de Alimentação Escolar de Mato Grosso do Sul. Brasília, DF. 2010.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E.D. A.: Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. EPU, 1986.

TEIXEIRA, Eliane de Oliveira Lima: A Merenda Escolar e seus Aspectos Políticos, Sociais e Nutricionais. São Paulo, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR