A maneira lúdica de compartilhar saberes na educação na educação infantil

Maria Edvania dos Santos, Jaqueline Pasuch

Resumo


Com o título A maneira lúdica de compartilhar saberes na educação infantil, propomos verificar como as crianças de três anos desenvolvem seus saberes em uma instituição de educação infantil localizada no município de Sinop-MT. A temática abordada foi o brincar das crianças e como elas participam das brincadeiras, a diversão provocada quando brincam e, a partir destas constatações, elencar os saberes compartilhados, entre si e com os professores. O presente tema apresenta as análises provenientes de uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante os anos de 2011 e 2012. Para o desenvolvimento do tema abordado observamos as crianças em situações de brincadeiras nos espaços internos e externos da instituição e procuramos destacar os saberes compartilhados com as crianças, e delas entre si, em momentos de brincadeiras. As análises dos dados construídos no desenvolvimento da abordagem feita durante as coletas de dados, acerca do brincar e aprender na educação infantil nos permite afirmar a necessidade de estudos e concepções a respeito do que é ser criança e viver a plenitude de sua infância. As brincadeiras, tão fundamentais para a construção e reconstrução dos conhecimentos infantis, são as grandes necessidades das crianças para a constituição de uma ambiência de ludicidade no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras e aprendizagens.


Referências


BECKER, HOWARD SAUL. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3 ed. São Paulo:Hucitec Ed, 1997.

BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CORREIA, Marta. Marta Correia: entrevista informal .[18 junho 2011].Entrevistador:Maria Edvania dos santos..sinop:Unemat-Mt,2012.Entrevista informal. Diário de campo. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a educação Infantil.

CRAIDY, MARIA Carmem; KAERCHER, Gládis. Educação infantil: pra que te quero. Ed. Porto Alegre: p.23

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org). O Brincar e Suas Teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

LOPES, Vanessa Gomes, Linguagem do Corpo e Movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR