O consumismo e sua manifestação no espaço escolar

Adriana Rossi dos Santos, Marion Machado Cunha

Resumo


O presente artigo trata do consumismo e sua manifestação no espaço escolar. Tivemos como objetivo compreender e analisar como o consumismo entusiasma as crianças para a obtenção de objetos diversos e como este influencia no comportamento e nas relações dos educandos. Fundamentamos esta pesquisa com Karl Marx e atores como Zygmunt Bauman, Laura Sacchi Baptista, Guy Debord, Vera Lucia Navarro e Valquíria Padilha que compartilham da Teoria Marxista. Utilizamos o método qualitativo com ênfase no estudo de caso. Desta forma a coleta de dados deu-se a partir de observações, em sala e durante o intervalo, e entrevistas estruturadas aplicadas aos sujeitos da pesquisa. Sendo os sujeitos seis educandos e uma professora de uma turma do 3º Ano da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva. Esta por sua vez localiza-se na cidade de Sorriso, estado de Mato Grosso. Podendo assim concluir com os dados obtidos, que o consumismo que é inserido nos educandos através dos meios de comunicação interfere diretamente nas relações estabelecidas com o outro, este fato se dá pela busca, por vezes inconsciente, em ser aceito em um grupo.

Palavras-chave: educação; espaço escolar; consumismo; relações sociais.


Referências


BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAPTISTA, Laura Sacchi. A infância em tempos de consumo. Disponível em: . Acesso em: 08 de maio de 2012.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.com/eLibris/socespetaculo.html acesso em 23 set de 2011.

Navarro, Vera Lucia; Padilha, Valquíria. Dilemas do Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. Psicologia & Sociedade, Universidade de São Paulo: Ribeirão Preto v.19, Edição Especial 1, 2007. 14-20.

NOVAIS, Carlos Eduardo; RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para principiantes: A história dos privilégios econômicos. 27. ed. São Paulo: Ática, 1983. Ilus. Vilmar Rodrigues, p.7-69.

QUINTANEIRO, Tania; OLIVEIRA, Maria Ligia de; OLIVEIRA, Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: MARX, DURKHEIM E WEBER. 2.ed.. rev. amp. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

TELLES, João A.’’ É pesquisa, é? Ah, não quero, não bem!’’ sobre pesquisas acadêmicas e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e ensino, Pelotas, v.5, n.2, p.91 – 116 2002. Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v5n2/fjoao.pdf. Acesso em: 22 set. 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR