Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças

Janice Oliveira Cardoso Rodrigues, José Luiz Straub

Resumo


Nesta pesquisa procuro mostrar a qualidade das atividades em que se envolvem as 23 crianças, entre meninos e meninas, de uma turma do 2º ano do ensino fundamental no ambiente escolar. O estudo analisa como as brincadeiras podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem das crianças, e se os professores sabem a importância da sua utilização durante as aulas, para uma maior interação com o aluno. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores e autoras, entre eles: Almeida, Brougére, Redin, Kishimoto, Freire, Piaget, Straub, entre outros. Os quais me deram argumentos para mostrar a importância que jogos e brincadeiras têm no desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social da criança como auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Optei pelo método qualitativo de estudo de caso, com observações e entrevistas semi-estruturada com a coordenação, alunos, professores e equipe de apoio, para que pudesse assim observar sua rotina diária. Contudo percebi que muitas vezes os professores não utilizam jogos e brincadeiras, mesmo sabendo do papel que esse exerce sobre o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: educação; ensino Fundamental; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.


Referências


ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação.tradução Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus, 2001.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Rio de Janeiro: Scipione, 2002.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

REDIN, Euclides. Se der tempo a gente brinca. 4 ed. Porto alegre: Mediação, 2003.

STRAUB, José Luiz. Infância e Brincadeiras: Reciprocidade produzida no contexto escolar e fora dele. Sinop: Unemat, 2003.

______ . Infâncias e brincadeiras: culturas que governam. Cáceres: Editora Unemat. 2010.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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