Casos e acasos - por que eles e elas persistem?: um estudo de caso na educação de jovens e adultos

Elisabete Gonçalves Rabelo, Cristinne Leus Tomé

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo identificar as motivações e (des)motivações que ocorrem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que levam a evasão escolar. A pesquisa ocorreu no ano de 2010 na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada na cidade de Sinop - MT. Para a elaboração deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico contando com as contribuições de Paulo Freire; MEC – Programa de Professores Alfabetizadores (PROFA); Maria Clarisse Viera; LDB/96 e Afonso Celso Scocuglia. Os focos desta pesquisa são as ações (analisadas através das observações) e os dizeres (verificadas a partir das entrevistas) dos sujeitos inseridos no curso de alfabetização noturno a EJA. As observações e as entrevistas com os alunos de duas salas de alfabetização foram os meios encontrados para se estudar o fenômeno da evasão escolar neste espaço. Assim, pode-se dizer que os alunos têm objetivos como ler e escrever, mas assim que estes objetivos são alcançados, ou quando algo relacionado com a família considerado mais importante acontece, os estudos são interrompidos.

Palavras-chave: educação; educação de jovens e adultos; evasão escolar.


Referências


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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