O ensino de Cálculo I no curso de licenciatura em matemática: obstáculos na aprendizagem

Sílvia Pereira dos Santos, Marcia Graci de Oliveira Matos

Resumo


Considerando o alto índice de reprovação na disciplina Cálculo I, oferecida no curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – campus de Jequié, este artigo centrou-se em investigar quais os obstáculos que influenciam no alto índice de reprovação nessa disciplina. Foram escolhidos como sujeitos desse estudo 3 professores e 12 alunos do Curso, como estratégia metodológica utilizou-se o estudo de caso e os dados foram obtidos através de questionários. Os principais autores estudados foram Marcos Antônio Barbosa, Luiz Carlos Pais, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão e Paulo Ségio Emerique, Helena Noronha Cury, Walter Antonio Bazzo e Donizette Louro. Como resultado, foi observado a existência de obstáculos epistemológicos, didáticos, emocionais e materiais interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Além dos obstáculos, a metodologia do professor e a carência em pré-requisitos, foram alguns dos motivos, indicados pelos sujeitos, para o elevado índice de reprovação na disciplina.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino de Cálculo I; obstáculos na aprendizagem; reprovação.


Referências


ALUNO 1. Aluno 1: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 2. Aluno 2: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 3. Aluno 3: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 4. Aluno 4: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 5. Aluno 5: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 6. Aluno 6: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 7. Aluno 7: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 8. Aluno 8: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 9. Aluno 9: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 10. Aluno 10: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 11. Aluno 11: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

ALUNO 12. Aluno 12: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

BARBOSA, Gerardo Oliveira; NETO, Hermínio Borges. Raciocínio Lógico Formal e Aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral: O Caso da Universidade Federal do Ceará. Ceará, Artigo Científico/UFC, 1992. . Acesso em: 25 jul. 2007.

BARBOSA, Marcos Antônio. O Insucesso no Ensino e Aprendizagem na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. 2004. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2004.

CURY, Helena Noronha. Novas experiências de ensino e avaliação em Cálculo Diferencial e Integral. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 27., 1999, Natal. Anais... Natal: UFRN, 1999. p.786 a 791.

CURY, Helena Noronha; BAZZO, Walter Antonio. Formação Crítica em Matemática: uma Questão Curricular?. BOLEMA, Unesp, ano 14, n. 16, p. 29-47, 1º sem. 2001.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação Matemática: Percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva; EMERIQUE, Paulo Sérgio. Do Erro Construtivo ao Erro Epistemológico: Um Espaço Para Emoções. BOLEMA, Unesp, SP, ano 13, n. 14, 2000.

LOURO, Donizetti. Erros e Obstáculos Epistemológicos na Aprendizagem. Reflexões Sobre o Futuro da Aprendizagem/ IMA, São Paulo, 2007.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma Análise da Influência Francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Coleção Tendências em Educação Matemática.

PROFESSOR A. Professor A: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

PROFESSOR B. Professor B: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

PROFESSOR C. Professor C: questionário. [dez. 2007]. Aplicado por: Sílvia Pereira dos Santos. Jequié, BA, 2007. [2 laudas] Questionário concedido para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre o ensino da disciplina Calculo I no curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da UESB/Jequié).

SANTOS, Raimundo Morais; NETO, Hermínio Borges. Avaliação do Desempenho no Processo de Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral I: (O caso da UFC). Ceará, Artigo Científico/ UFC, 1991. Disponível em: < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/artigos/artigo-avaliacao-do-desempenho-no-processo-de-ensino-aprendizagem.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2007.

SILVA, Jayro Fonseca; NETO, Hermínio Borges. Questões Básicas no ensino de Cálculo. Ceará, Artigo Científico/ UFC, 1995. Disponível em: < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/artigos/artigo-questoes-basicas-do-ensino-de-calculo.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR