A avaliação da aprendizagem e as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática: um estudo de caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié

Edimilson Morais dos Reis, Marcia Graci de Oliveira Matos

Resumo


Com o intuito de pesquisar a influência que o curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia exerce sobre as concepções da avaliação da aprendizagem dos seus alunos, contrastaremos as crenças e concepções dos alunos do I semestre (que ainda não cursaram disciplinas que tratam do assunto) com as crenças e concepções dos alunos do VIII semestre (que já cursaram os Estágios Supervisionados e a Didática da Matemática). Como estratégia metodológica, utilizamos o estudo de caso individual. Foram entrevistados quatro alunos, sendo dois do I semestre e dois do VIII semestre, entrevistamos também dois professores que já lecionaram as disciplinas, Didática da Matemática e Estágio Supervisionado, que possuem a Avaliação da Aprendizagem como parte da ementa. Fundamentando teoricamente o trabalho, temos, principalmente, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos Luckesi, Thereza Penna Firme e João Pedro da Ponte, que discutem as abordagens em avaliação e a formação das concepções. Observamos que tanto a evolução no curso quanto as leituras acerca do assunto contribuem para a formação da identidade pedagógica do professor focada nos aspectos qualitativos da avaliação.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; formação de professores; avaliação da aprendizagem; concepções de avaliação.


Referências


BICUDO, M. A. V. Ensino de Matemática e Educação Matemática: Algumas Considerações Sobre Seus Significados. BOLEMA, n. 13, p. 1 – 11, 1999.

DONATONI, A. R.; LEMES, M. C. S. Avaliação Docente. Que semente é essa? RPD Revista Profissão Docente Online, Uberaba, v.3, n.8, p. 32-42, mai/ago. 2003. Disponível em: < http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/70/369>. Acesso em: 13 out. 2008.

FENILI, R. M.; OLIVEIRA, M. E.; SANTOS, º M. B.; ECKERT, E. R. Repensando a avaliação da aprendizagem. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 4, n. 2, p. 42 – 48 ,2002. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/757/829>. Acesso em: 15 out. 2008.

FIRME, T. P. Os avanços da avaliação no século XXI. Revista do Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba: jul. 2003.

FRANCISCO. Francisco: depoimento. [30 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (5 min e 47 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIOVANNI. Giovanni: depoimento. [30 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (6 min e 13 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

GUIMARÃES, M. I. Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 07 dez. 2008.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 19. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.

HOFFMANN, J. Avaliação Mito & Desafio: uma perspectiva construtivista. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LOCH, J. M. P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. Revista Química Nova na Escola, n. 12, p. 30-33, nov. 2000. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a07.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2008.

LUCKESI, C. C. Prática Educativa: Processo versus Produto. Revista ABC EDUCATIO, n. 52, p. 20-21, dez. 2005 e jan. 2006.

MICHEL. Michel: depoimento. [23 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (5 min e 37 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

PONTE, J. P. da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. In: PONTE, J. P. da (Ed.). Educação matemática: Temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 185-239.

PONTE, J. P., et al. Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional de professores de Matemática. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2008.

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento. [07 nov. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (07 min e 16 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento. [07 nov. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (08 min e 42 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

RANA. Rana: depoimento. [23 out. 2008]. Entrevistador: Edimilson Morais dos Reis. Jequié, BA, 2008. Gravação Digital. (5 min e 26 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre concepções de avaliação de aprendizagem construídas nos cursos de licenciatura).

SIGNORELI, Vinicius. Avaliação contínua do ensino e da aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2008.

WAISELFISZ, J. Avaliação participativa. In: CUNHA. M. C. A., et al. A construção do projeto de ensino e avaliação. São Paulo: FDE, 1990. p 59-65.

YERO, J. L. A Influência das Crenças dos Professores. Trad. Hélia Cadore. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2008.

ZACHARIAS, V. L. C. Avaliação formativa e seu sentido de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2008.

ZÚÑIGA, A.L. Fundamentos para uma nova atitude no ensino moderno das matemáticas elementares. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática. v. 8, n. 2, p. 233-256, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR