Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica

Cerli Terezinha Quadros, Leandra Ines Seganfredo Santos

Resumo


Este artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso.


Referências


BRASIL. Ministério da Educação . Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Terceiro e quarto ciclos. Brasília:MEC/SEF,1998.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. v 3. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C.T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR