O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos

Claudineia Pereira Canguçu, Lenita Maria Korbes

Resumo


A leitura é importante na formação do cidadão, pois, desperta o imaginário, o faz refletir, pensar, concordar ou discordar, ter uma posição perante o que lê. Mas para ter alunos leitores é necessário desde cedo disponibilizar, ou melhor, proporcionar o contato entre livros e alunos. No presente artigo propomos investigar e analisar se ocorre e como ocorre o incentivo a leitura por meio de histórias em quadrinhos no espaço escolar, como ela acontece, tendo em vista a formação de alunos leitores. O público pesquisado foram professores e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Sinop/Mato Grosso. Quanto à metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso, em que utilizamos como principal fonte de coleta de dados a observação, as conversas informais e questionários com professores e alunos. A pesquisa teve como base teórica autores, como: Carlos Rodrigues Brandão, Bernard Charlot, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Helena Martins, AntonioChizzotti, além da lei 9394/96-LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: educação; histórias em quadrinhos; alunos leitores.


Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995.

ATIÉ, Lurdes. Viva Leitura iniciais e formais. In: BRASIL, Ministério da educação/Secretaria de Educação a Distância. Viva Leitura: iniciativas formais e informais. Brasília: SEED MEC, 2007. (Salto para o futuro)

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 2006. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 2006. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2011.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

FOGAÇA, Adriana Galvão. A Contribuição das Histórias em Quadrinhos na Formação de Leitores Competentes. Rev. PEC, Curitiba, v.3, n.1, p. 121-131, jul.2002-jul. 2003. Disponível em: . Acesso em: 13/12/2010.

FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura de palavra leitura de mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SANTOS, Roberto Elísio. A História em quadrinhos na sala de aula. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da ComunicaçãoXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003.Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2010.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na Escola. São Paulo: Global, 2008.

QUESTIONÁRIOS

PROFESSORA A. Professora A: nome fantasia. depoimento. [08 abr 2011]. Pesquisadora: Claudinéia Pereira Canguçu. Sinop, MT, 2011. escrita (2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre a O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos.

PROFESSORA B. Professora B: nome fantasia. Depoimento. [12abr 2011]. Pesquisadora: Claudinéia Pereira Canguçu. Sinop, MT, 2011. Escrita (2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre a O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS (2017): B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; Educação Física; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Sociologia

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR