Família e escola: a orientação contra o abuso sexual

Poliana Acs Teodoro, José Luiz Mülller

Resumo


Este artigo sobre a família e escola direcionando a abordagem do abuso sexual infantil, objetiva averiguar como se realiza a orientação sobre este assunto nesses ambientes, como essa problemática pode refletir no desenvolvimento escolar da criança abusada. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública, no município de Sinop, Mato Grosso. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. O trabalho contribui apresentando pontos relevantes para a discussão do polêmico assunto. Constatou-se a necessidade de mobilizar a sociedade a realizar diálogos preventivos, idealizando a proteção, saúde psicológica e o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; orientação; abuso sexual infantil; sociedade.


Referências


ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Traduzido por Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescente: Lei nº 8.069/90, Brasília, 1990. Disponível em: < http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm >. Acesso em: 04 de Nov. de 2012.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DUPAS, Margarida Azevedo. Psicanálise e Educação: construção do vínculo e desenvolvimento do pensar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

GESTORA. Gestora: depoimento. [27 set. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (11 min 24 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

MÃE 01. Mãe 01: depoimento. [30 jul. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (07 min 40 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

MÃE 02. Mãe 02: depoimento. [30 jul. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (07 min 56 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

MÃE 03. Mãe 03: depoimento. [30 jul. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (09 min 32 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

PROFESSORA 01. Professora 01: depoimento. [29 ago. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (12 min 48 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

PROFESSORA 02. Professora 02: depoimento. [08 set. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (10 min 23 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

PSICÓLOGA. Psicóloga: depoimento. [24 out. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (28 min 34 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.

SANDERSON, Christiane. Abuso Sexual em Crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. (F. de Oliveira, Trad.). São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR