RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia

Jadiane Novais Alves, Jorge Costa do Nascimento

Resumo


Na presente pesquisa, analisou-se quais as concepções de professores de matemática sobre Resolução de Problemas e Comunicação Matemática. Tomamos como objetivos verificar como os professores permitem o desenvolvimento das várias linguagens de comunicação nas aulas de matemática, e, identificar se o professor utiliza a metodologia de Resolução de Problema e como a faz. Esta desenvolveu-se em uma Escola Pública do interior da Bahia e a fundamentamos teoricamente em George Polya, Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, entre outros. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso como método de investigação, para sujeitos da pesquisa três professores de Matemática que lecionam do sexto ao nono ano do ensino regular, da escola. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta dos dados. Constatou-se que os professores preocupam-se com o ensino de Matemática, mas não utilizam a Resolução de Problemas na construção de conhecimentos e a comunicação matemática tem ênfase na oralidade.


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ISSN  2236-3165 - Avaliação QUALIS (2013) : Ensino B3 - Educação B5 - Interdisciplinar B5 - Letras/Linguística C - Sociologia C




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