Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência

Elen Poliana da Silva, Leandra Ines Seganfredo Santos

Resumo


Este artigo foi escrito com o intuito de divulgar a importância da Contação de Histórias que é desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A contação de histórias realizada pelo PIBID tem o objetivo de estimular nos alunos o hábito da leitura, e o seu desenvolvimento na escrita. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 1º e 5º anos. A pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Conclui-se que a contação de histórias é um momento importante para os alunos do ensino fundamental, pois estimula o hábito da leitura e o gosto pelos livros.

Palavras-chave: educação; contação de histórias; professores e alunos; pesquisa-ação.

 

 

 


Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a Metodologia. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CHIZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

E.A. E.A.: depoimento. [26 jun. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 40 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

E. R. E.R: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 36 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

GIRARDELLO, G. Voz, Presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas.Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

M.A. M.A: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (02min 48 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

P. A. P.A.: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

R. S. R.S: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 05 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1988.

FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas. Papirus, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR