Trajetórias e perspectivas dos jovens e adultos no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire em Sinop-MT

Rosiane Siqueira, Sandra Pereira Carvalho

Resumo


O presente artigo buscou conhecer as trajetórias escolares e as perspectivas dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire, em Sinop-MT. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, dando ênfase a uma abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que para o aluno adulto estudar é um grande desafio, mas é também forma de qualificação para ter sucesso profissional. Concluiu-se que a maioria dos alunos busca uma chance de terminar os estudos para conseguir um emprego melhor, mas para alguns, as perspectivas vão além da inserção no mercado de trabalho, pois pretendem ingressar numa faculdade.

Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; trajetórias escolares; abordagem qualitativa.


Referências


COSTA, Rosana Vicente. A Ação administrativa e Pedagógica frente aos desafios da Gestão Democrática: um estudo da atuação do Gestor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana Silva Freire. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Curso de Pedagogia, UNEMAT, Sinop, 2012.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cad. Cedes [online]. 2001, vol. 21, n. 55, p. 58-77.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

______ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão (Coord.). Educação de jovens e adultos. Proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa. Brasília: MEC, 1997.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

SOUZA, Anelisa Prazeres Veloso; CARDOSO Cancionila Janzkovski. Alfabetização de Jovens e Adultos em Mato Grosso:aspectos históricos a partir de 1947 a 1990. Universidade Federal do Mato Grosso. Disponível em: < http://www.cereja.org. br/arquivos>. Acesso em: 14 maio 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR