Matemática do campo: ensinando geometria utilizando o cotidiano do campo

Valdinete Aparecida Santos do Valle, Eloidi Falchetti

Resumo


O presente artigo trata sobre a articulação entre a educação matemática e a educação no campo, apresentando os dados da pesquisa Educação do Campo: ensino e aprendizagem da geometria, que trás a educação do século passado e a atual, presente nas Constituições Nacionais, algumas noções de deficiência da educação no Brasil, definições dos métodos na educação do campo, assim como a metodologia utilizada, campo de pesquisa, objetivos, instrumento de coleta de dados, recursos utilizados e resultados esperados. O motivo da realização deste trabalho nesta área é tentar promover algum conhecimento que possa auxiliar os professores e alunos da zona rural.

Palavras-chave: educação; campo; geometria.


Referências


BRASIL. LDB Leis de Diretrizes e Bases. 9394/96. São Paulo: Editora Unesp.2001.

CARRAHER, Terezinha. Na Vida Dez, Na Escola Zero. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1994.

DOCUMENTO OFICIAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL. Por uma Educação Básica do Campo. Brasília, Jul. 1998.


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Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

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