Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT

Fabio Penteado de Souza, Maria Ivonete de Souza, Maria Luiza Troian

Resumo


Este artigo tem como temática a Capoeira como instrumento pedagógico na Educação Básica com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na cidade de Sinop – MT. O objetivo da pesquisa foi valorizar o esporte capoeira como instrumento pedagógico e apresentar possibilidades de sua inclusão no currículo escolar. Enquanto escolha metodológica utilizou-se o método qualitativo na modalidade pesquisa-ação. Buscou-se compreender a capoeira a partir de um olhar pedagógico, que proporciona o desenvolvimento integral do educando ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira. Concluiu-se que este esporte deva ser incluído no currículo escolar, pois tem contribuições benéficas para o desenvolvimento dos alunos e valoriza a cultura afro-brasileira.

Palavras-chave: educação; inclusão curricular; capoeira; instrumento pedagógico; pesquisa-ação.


Referências


ANDORINHA. Andorinha: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (3 min 50seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

CORUJA. Coruja: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (4 min 35seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

CURIÓ. Curió: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (4min 25seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

FALCÃO, José Luiz. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. In: GRANDO, Beleni Salete. (Org.). Corpo, Educação e Cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijui-RS. Ed: Ijui, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa . São Paulo: Ed. Paz e terra, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Entrevista. In:______ . Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MALUF, Renata Lucia. Capoeirar: Uma abordagem pedagógica da capoeira. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, Unemat- MT, 2009.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Cientifica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Ed. Pioneira, 1997.

PARDAL. Pardal: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (4 min 03seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

PERDIZ. Perdiz: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (5 min 04seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

PORTELA, Valdeson Paula. Capoeira pedagógica: re-significando a cultura do movimento na educação. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, UNEMAT- MT, 2010.

QUERO- QUERO. Quero-Quero: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (2 min 50seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

SABIÁ. Sabiá: depoimento. [25 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (3 min 50seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

SANTOS, Luiz Silva. Educação: educação física e capoeira. Maringá: Fundação Universidade Estadual de Maringá, 1990.

THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo. Cortez, 1996.

Tuiuiú. Tuiuiú: depoimento. [13 set. 2012]: Fabio Penteado de Souza. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular NOKIA (3 min 57seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Capoeira na Educação.

TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília; VILELA, Rita. (Orgs.). Itinerários da pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR