A contação de histórias na educação infantil

Elinete Cordeiro Vitor, Lenita Maria Korbes

Resumo


O ouvir e Contar histórias permite que a criança construa a sua própria história, esta faz com que a criança se desenvolva no meio em que vive buscando sua autonomia e liberdade de fazer sua própria escolha. A contação também proporciona emoções por meio das ilustrações fazendo com que a criança pensa e reflita sobre a história que lhe foi contada o professor tem um papel fundamental para elevar a criatividade da criança criando meios para que ela possa construir a sua própria história. A pesquisa ofereceu a oportunidade de investigara contação de histórias na educação infantil da Creche Municipal Pequeno Príncipe de Sinop/Mato Grosso. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de etnográfico, em que utilizamos como principal fonte de coleta de dados a observação, as conversas informais e questionários com professoras.Tendo como bases teóricas Betty Coelho, Roselena, Siviero de Souza e Luciana Peixoto Cordeiro, Marli Eliza Dalmaso Afonso André, Sara Duarte Souto-Maior, Mariza Hubert Domingues e Cristiane Vignardi.

Palavras-chave: educação infantil; contar histórias.


Referências


ANDRÉ, Marli Eliza Dalmaso Afonso. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

COELHO, Betty. Contar historias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2002.

SOUTO-MAIOR, Sara Duarte. Partilhando Experiência de Estágios In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org). Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.

SOUZA, Roselena Siviero de; CORDEIRO, Luciana Peixoto. Escolas Infantis: leitura e escrita. Porto Alegre: Edelbra, 1999.

SOUSA, Linete Oliveira. A contação de história como estratégia pedagógica. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/educacao>. Acesso em: 10 abr. 2011.

VIGNARDI, Cristiane; DOMINGUES, Mariza, Hubert. Ouvindo e fazendo histórias. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org). Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.

QUESTIONÁRIOS

PROFESSORA Danielle. Professora Danielle: nome fantasia. depoimento. [03 abr 2011]. Pesquisadora: Elinete Cordeiro Vitor. Sinop, MT, 2011. escrita (1 página). Questionário concedido para a Monografia sobre a contação de histórias na educação infantil.

PROFESSORA Carmen. Professora Carmen. Nome fantasia. Depoimento. [05 abr 2011]. Pesquisadora:Elinete Cordeiro Vitor. Sinop, MT, 2011. Escrita (1 página). Questionário concedido para a Monografia sobre a contação de histórias na educação infantil.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR