A pesquisa acadêmica e a educação matemática: uma entrevista com Maria Elizabete Rambo Kochhann

Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Janice Cassia Lando, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian

Resumo


Atualmente diversos estudos problematizam o processo de tornar-se professor, tendo como viés investigativo as contribuições que a formação inicial traz. No ensino de matemática a preocupação que se apresenta é que o professor em formação vivencie durante a graduação experiências que oportunizem a articulação entre os conhecimentos científicos e pedagógico inerentes ao componente curricular, no caso, a matemática e os conhecimentos do espaço escolar, construídos em lócus. Isto tem se apresentado como um desafio para os cursos de licenciatura, que, além das disciplinas curriculares, buscam através dos Projetos de pesquisa e extensão oportunizar que os licenciados vivenciem o tornar-se professor de diversas maneiras por meio da participação, principalmente nas ações entre universidade e escola. No sentido de contribuir com esta temática, trazendo os desafios e perspectivas que se apresentam, entrevistamos a professora Drª Maria Elizabete Rambo Kochhann, que tem experiências significativas com Projetos de pesquisa e extensão que oportunizam aos licenciandos participantes vivenciar ao longo de sua formação ações diretamente nas escolas da Educação Básica. A professora Maria Elizabete, há vários anos dedica-se a pesquisas e projetos tendo como objeto de estudo o professor em formação, tanto inicial quanto continuada, e sua escolha como entrevistada se deve ao compromisso e preocupação que ela demonstra em relação a qualidade da formação que é oferecida aos licenciandos pelas Universidades. Sua formação enquanto pesquisadora está diretamente relacionada a contribuição na formação de bons professores, que tenham conhecimento científico-pedagógico e compromisso com a educação de qualidade a ser oferecida aos alunos, principalmente da educação básica.

Anderson Maciel de Souza

Celma Ramos Evangelista

Janice Cassia Lando

Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR