v. 11, n. 2 (2020)

Sociolinguística(s), linguagens e sociedade

Sumário

Expediente

Expediente - Sumário PDF
Cristinne Leus Tomé 131-139

Apresentação

Sociolinguística(s), linguagens e sociedade PDF
Juscelino Francisco do Nascimento 140-144

Introdução

Introdução PDF
Brenda Costa Lorentz, Cristinne Leus Tomé, Neusa Inês Philippsen, Vanessa Dociati 145-153

Seção Artigos

O uso de materiais reutilizáveis nas práticas pedagógicas PDF
Alex Boeno Custodio 154-163
Afetividade em sala de aula PDF
Brenda Costa Lorentz 164-174
O brincar e a criança PDF
Cirila Fernandes Benites Ribeiro 175-184
Reflexões sobre escolas multisseriadas PDF
Cleiciene Rabelo Conceição 185-194
A importância do brincar na educação infantil PDF
Cristiane Aparecida Facco do Nascimento 195-204
Relação educador e educando: afeto e amorosidade PDF
Deuzami Castro Ribeiro Alencar 205-214
A escola do meio rural em Sinop: os espaços de aprendizagem PDF
Elizabeth Rezende Almeida 215-224
A ação do pedagogo em empresas PDF
Gabrieli Stefani Oliveira 225-235
Integração do idoso na era da informática PDF
Gilvana Mendes de Oliveira Vitorino 236-246
Síndrome de down e relações de inclusão PDF
Giselle Barros da Silva 247-256
O letramento na educação infantil PDF
Jessica Garcia Miranda 257-266
Práticas literárias na educação infantil PDF
Jessica Katherine Ferrato Campos 267-276
Música na educação infantil: processos pedagógicos PDF
Karine de Lima Pereira 277-286
Transtorno Opositor Disruptivo e suas implicações na aprendizagem com alunos da rede municipal de Sinop PDF
Letícia Cristina de Souza Blasius 287-297
Experiências pedagógicas em educação ambiental PDF
Luciana Falkoski 298-306
O processo de acolhimento e adaptação do bebê na creche em Sinop, Mato Grosso PDF
Marinez Renata Rasche 307-316
Autista e alfabetização PDF
Mayara dos Santos de Souza 317-326
Reflexões sobre diversidade sexual e de gênero nas aulas de biologia PDF
Michael Douglas da Silva Pessoa 327-336
Adoecimento do profissional docente PDF
Rosana Vasconcelos Piluni 337-346
Música: o processo pedagógico e o desenvolvimento da criança PDF
Taise Deon 347-356
Práticas pedagógicas para crianças que apresentam comportamentos agressivos na educação infantil PDF
Vanessa Dociati 357-366

Seção Resumos

Promoción de conductas de ayuda y aceptación social en el contexto escolar PDF
Paula Araceli Luján Gómez 367-368

Seção Livre

Preconceito contra idosos: práticas, crenças e formas de superar PDF
Aureir Alves de Brito, Ana Lúcia Ponciano Ribeiro 369-386
Relatos de refúgio: uma análise da narrativa tipicamente laboviana PDF
Carlos Gustavo Camillo Pereira 387-400
Língua portuguesa e sua relevância nos cursos de graduação: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop PDF
Débora Santos Oliveira 401-418
Homossexualidade: um preconceito social PDF
Hilda Albino Peixoto, Ana Maria Barbosa Jorge 419-432
O analfabetismo em Mato Grosso: um olhar sociolinguístico na perspectiva do letramento PDF
Izabela Antônia Petroski Guzzo, Franciele Pelissari 433-450
Direito e reconhecimento sociolinguístico dos povos indígenas no Brasil: caminhos e descaminhos dos povos que não cansam de (re)existir PDF
Jislaine da Luz, Thauany Ferreira Amaro 451-469
Diversidade e variação linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II PDF
Joelinton Fernando de Freitas 470-493
A toponímia nos nomes de cidades do estado de Goiás: ação categorizante ou resultado cultural? PDF
Marilia Silva Vieira, Bruno Bento Duarte 494-511
Escolaridade e preconceito linguístico: um estudo de caso no ambiente de pós-graduação PDF
Mayara Tonett Galiassi Scheid Weirich 512-526
Um(a) deficiente físico(a), um(a) cidadão(ã) com direitos iguais: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da sociolinguística PDF
Priscila Ferreira de Alécio 527-540
Resquícios do antissemitismo presente nos dias atuais: análise da visão de dois semitas no norte mato-grossense PDF
Vitória França Albuquerque 541-554

Entrevista

Estudos dialetológicos e sociolinguísticos brasileiros e suas interconexões com pesquisas alemãs: cooperação, parcerias, internacionalização – Uma entrevista com Joachim Steffen PDF
Neusa Inês Philippsen 555-562


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR