v. 5, n. 2 (2014)

Gestos de Leitura

Sumário

Expediente

Expediente PDF
Cristinne Leus Tomé 01-08

Apresentação

Iniciação ao sentir-se autor PDF
Marieta Prata de Lima Dias 09-10

Introdução

Introdução PDF
Tânia Pitombo de Oliveira, Cristinne Leus Tomé, Larissy Cristina Hoffman da Silva, Letícia Caroline Lopes 11-21

Seção Artigos

A relação família e escola: pressuposto para o processo ensino aprendizagem PDF
Adriane Catarina de Almeida, Almir Arantes 22-31
Constituição do sujeito político e epistemológico: trajetória de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos PDF
Aline Maria Trugillo Valério Dutra, Aumeri Carlos Bampi 32-42
Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança PDF
Any Gabrieli Mazzotty Filomeno, José Luiz Müller 43-53
A informática como potencializadora da inclusão digital e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Bernadete Lourdes de Sousa, Adil Antônio Alves de Oliveira 54-63
A importância da educação ambiental na proposta pedagógica da educação infantil: um estudo na Creche Palmeiras em Sinop PDF
Bruna Silva de Sousa, Edison Antônio de Souza 64-73
O processo de ressocialização das mulheres privadas de liberdade no anexo penitenciário de Sinop-MT PDF
Denize da Silva, Almir Arantes 74-82
Educação ambiental na rede municipal de ensino: concepções e práticas de professores e alunos da EMEB Belo Ramo – Sinop-MT PDF
Elizangela Cezaria de Oliveira, Edneuza Alves Trugillo 83-92
Indisciplina na escola e prática docente PDF
Érika Carolina Matias Lucatelli, José Luiz Müller 93-102
Relação professor-aluno e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem PDF
Estevão Barbosa dos Santos, José Luiz Müller 103-112
O mercado e a vida de crianças do segundo ano do ensino fundamental: filhos de mães assalariadas PDF
Fernanda Spenazzato Seger, Marion Machado Cunha 113-121
A arte de contar histórias na educação infantil PDF
Franciele Ribeiro Sousa, Sandra Luzia Wrobel Straub 122-131
A importância da equoterapia como instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem de crianças atendidas nesta modalidade terapêutica PDF
Gracielle Pinheiro da Silva Andrade, Marion Machado Cunha 132-142
A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações PDF
Heloysa Cristina Almeida de Arruda Miranda, Edneuza Alves Trugillo 143-152
Orientação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas e conceitos PDF
Jessica Oliveira da Silva Teodoro, Marion Machado Cunha 153-161
Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos PDF
Joseane Santos da Silva Costa, Edneuza Alves Trugillo 162-170
Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania PDF
Keila Alessandra Furlanetto, Marion Machado Cunha 171-180
O papel do intérprete de LIBRAS no processo de aprendizagem do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Kely Cristiane da Silva, Adil Antonio Alves de Oliveira 181-190
Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT PDF
Larissy Cristina Hoffman da Silva, Jussara Cristina Mayer Ceron 191-200
A construção da leitura: um olhar sobre a realidade do 2º ano do Ensino Fundamental PDF
Letícia Caroline Lopes, Sandra Luzia Wrobel Straub 201-210
Gestão escolar e o trabalho pedagógico na escola PDF
Márcia Verônica Gonçalves, José Luiz Müller 211-220
Pedagogia empresarial: o pedagogo fora da sala de aula PDF
Marcos Eduardo Andrade, Marion Machado Cunha 221-230
O papel do brincar na educação infantil PDF
Maria José Teixeira 231-240
As interações e brincadeiras na educação infantil PDF
Marleide de Lima Silva, José Luiz Müller 241-250
As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental PDF
Mauricia Ramos da Silva Eckert, Adil Antonio Alves de Oliveira 251-260
A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social PDF
Monica Ferreira Mendes, Ilário Straub 261-270
Impacto do alcance social do Programa Mais Educação: um estudo das possibilidades educacionais no município de Sinop-MT PDF
Mykaella Ximenes Modesto, Almir Arantes 271-280
A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem PDF
Orlanda Oliveira Bueno, Graci Leite Moraes da Luz 281-290
O êxodo rural entre os jovens camponeses: o desafio colocado à escola PDF
Paulo Sérgio Rodrigues, Odimar João Peripolli 291-300
Provinha Brasil: avanços e limitações PDF
Simone Emi Kavasoko 301-310
Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização PDF
Talita Belini Cabrerizo, Fátima Aparecida da Silva Iocca 311-320
O discurso pedagógico e o conceito de sustentabilidade no discurso do professor e do aluno da Educação de Jovens e Adultos PDF
Tânia Batista Mendonça da Silva, Cristinne Leus Tomé 321-329
A participação da família no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes do ensino fundamental: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza PDF
Vania Cristina Marques da Costa, Jussara Cristina Mayer Ceron 330-339
Alunos da Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a escola: uma experiência tecida na Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita PDF
Vera Lucia de Lima Fernandes, Jussara Cristina Mayer Ceron 340-348

Seção Resumos

Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa PDF
Egeslaine de Nez 349-350
Quando o garrancho é disgrafia: a atuação do professor diante dessa dificuldade de aprendizagem PDF
Felipe Costa Negrão, Vanderléia Castro de Oliveira 351-352
As experiências do corpo em movimento das crianças pequenas: reflexões para a pedagogia da infância PDF
Irene Carrillo Romero Beber 353-354

Seção Livre

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o entendimento dos acadêmicos do curso de Letras a respeito do impacto na nossa língua PDF
Aline de Mello Varela, Janaína Lima Viana 355-361
A metodologia educacional prisional em Sinop - MT: o funcionamento da Escola Nova Chance PDF
Aline Schmidt de Lima, Vagner da Silva Souza 362-372
Analfabetismo funcional: a inserção do cidadão analfabeto no mercado de trabalho PDF
Bruno Luiz Diel 373-380
Unificação da ortografia dos países lusófonos: uma nova proposta de ortografia PDF
Carla Estefanie Rosa 381-386
A arte de redescobrir-se através da educação PDF
Daniella Corrêa Alvarenga, Flávia Ramos dos Santos 387-396
Acordo ortográfico PDF
Débora Santos Oliveira, Elizete Florentino de Mello 397-402
Objeções do novo léxico ortográfico: o léxico e toda sua história PDF
Gisele de Araujo Lima, Joana Batista de Souza Silva 403-408
Acordo ortográfico: o discurso governamental da 5ª Edição PDF
Indianara Luzia Peron, Thaiza Torres dos Santos 409-414
O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação PDF
Josilene Pereira dos Santos, Telma Antonia Correa Pope 415-421
Políticas públicas: o sistema ciclado no Mato Grosso PDF
Juliana Fernandes da Silva, Júlio Cesar Schmidt 422-428
Transformações linguísticas da língua portuguesa PDF
Kátia de Oliveira Carvalho, Nubia de Souza Leal 429-434
Analfabetismo na terceira idade: pesquisa do analfabetismo em Sinop - MT PDF
Lucimar Menegon de Arruda, Tatiane Almeida Avansi 435-442
A unificação ortográfica dos países lusófonos PDF
Mairy Any Marques Amorin, Rosângela dos Santos Pereira 443-448
Para quem ler?: os números do analfabetismo no Brasil PDF
Paloma Cristina de Souza, Sérgio Roberto Trindade Diunísio 449-460
Estudo de caso: analfabetismo nas escolas públicas de Sinop-MT PDF
Patricia Moraes Miranda 461-466

Entrevista

Um espaço para a produção da leitura e da escrita - a graduação como lugar de reflexão e construção do pensamento sobre: uma entrevista com Ana Maria Di Renzo PDF
Tânia Pitombo de Oliveira 467-471


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR