v. 7, n. 3 (2016)

Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas

Sumário

Expediente

Expediente - Sumário PDF
Cristinne Leus Tomé 1004-1014

Apresentação

Experiências em educação do campo: perspectivas e práticas pedagógicas PDF
Heloisa Salles Gentil 1015-1018

Introdução

Introdução PDF
Cristinne Leus Tomé, Joice Ribeiro da Silva, Rubiankelly da Cruz Cardoso Alves, Ivone Cella da Silva 1019-1026

Seção Artigos

Educação financeira na escola: a Matemática e as relações pedagógicas na vida dos alunos anos iniciais PDF
Andréia Viaro Fenner Silva 1027-1042
Cultura alimentar e suas manifestações na escola PDF
Anita Seewald 1043-1055
Educação financeira como prática pedagógica na educação infantil PDF
Daniella Flores da Silva 1056-1067
A relação material entre a práxis pedagógica do professor de Educação de Jovens e Adultos e a construção da práxis social dos educandos PDF
Fernanda Alves Azevedo 1068-1081
Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular PDF
Fernanda Aparecida Viana Ledesman 1082-1098
Karate como prática pedagógica PDF
Flávio Penteado de Souza 1099-1116
O desenho da criança na educação infantil PDF
Gisele da Costa Silva 1117-1131
Os jogos e brincadeiras no cotidiano escolar das creches PDF
Izabela Secco 1132-1145
A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil PDF
Jackeline Marisa Fritsche 1146-1160
Brincadeiras na escola: campo e cidade PDF
Jéssica Wagner de Souza 1161-1175
Literatura infantil e seus encantamentos PDF
Joice Ribeiro da Silva 1176-1189
Fazendo arte: o papel das artes visuais no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil PDF
Kauana Klaumann Francisco 1190-1204
A dança como prática pedagógica na educação infantil com crianças com Síndrome de Down PDF
Lucimara Cristina de Lima Hermes 1205-1218
Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental PDF
Marcia Aparecida Meneses de Souza 1219-1232
O papel do intérprete de Língua Brasileira de Sinais no ensino fundamental em uma escola municipal de Sinop PDF
Marcia Silva Pinto 1233-1243
O uso pedagógico do computador na formação do educando PDF
Nádia Vanessa Menezes Veras 1244-1260
Pedagogia de Projetos como metodologia no trabalho com a educação infantil PDF
Patricia Frageri 1261-1275
História de vida de mulheres que estudam no curso de pedagogia na UNEMAT de Sinop PDF
Rosemary Lopes Galvão 1276-1292
A música na educação infantil PDF
Rubiankelly da Cruz Cardoso Alves 1293-1306
A ludicidade no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil de 0 a 3 anos PDF
Simone Ribeiro Oliosi 1307-1320
As principais causas das dificuldades de aprendizagem em alunos da rede municipal de Sinop atendidos pelo Instituto Criança PDF
Simone Vieira da Silva 1321-1332
A família no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno PDF
Tairine Schorr Maciel 1333-1347
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop PDF
Tuane Lima Machado 1348-1362

Seção Resumos

Educação Física na pré-escola: um espaço questionado PDF
Anderson Gustavo Braun 1363-1364
Clínica de uma vida: estilhaços de educação e[m] saúde PDF
Elisandro Rodrigues 1365-1367
O currículo em movimento: o (re)desenho e a inserção do programa ensino médio inovador em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte PDF
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira 1368-1369
Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas PDF
Francarlos Martins de Carvalho 1370-1372
El empleo para la justicia social: la importancia de los factores contextuales para la inclusión laboral de personas con discapacidad PDF
Franco Bastias 1373-1375
Riscos e estratégias de sobrevivência: flanelas e malabaristas PDF
Juliano Batista dos Santos 1376-1377
Análisis de las implicancias del vínculo afectivo en el desarrollo motor y cognitivo de niños con parálisis cerebral PDF
Maria Noelia Turchetti Iturrieta 1378-1379
El nuevo aprendiz: el joven posmoderno y su proceso de socialización PDF
Pablo Agustín Avendaño 1380-1381
As instituições de educação infantil contratadas de Esteio: uma parceria público-privada PDF
Pablo Rodrigo Bes Oliveira 1382-1383

Seção Livre

A leitura das crianças do campo a partir de Alta Floresta PDF
Érica Lemes Lopes da Silva, Ivone Cella da Silva 1384-1401
Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo PDF
Gisele Carvalho Lomeu, Fátima Aparecida Da Silva Iocca 1402-1414
A Educação do Campo na perspectiva do desenvolvimento local PDF
Gislene Silva Dutra 1415-1434
A indisciplina no ambiente educacional: análise e a realidade de uma escola do campo em Claudia - Mato Grosso PDF
Ismael Carneiro Ribeiro, Isabela Augusta Andrade de Souza 1435-1458
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso PDF
Laelson dos Santos Silveira, Odimar João Peripolli 1459-1483
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo PDF
Maria José de Pinho, Elzimar Pereira Nascimento 1484-1505
Educação inclusiva em escolas do campo do município de Juara - Mato Grosso PDF
Messias Batista Santos Lopes, Alceu Zoia 1506-1529
Pesquisa-ação por intermédio de projetos de aprendizagem: diretrizes teórico-metodológicas do Projeto Canteiros de Sabores e Saberes como alternativas para a Educação do Campo PDF
Milton Mauad de Carvalho Camera Filho, Aureir Alves de Brito 1530-1556
A leitura na escola do meio rural: um estudo em Nova Canaã PDF
Neide Aparecida Severino de Souza 1557-1576
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo PDF
Rosilda Ribeiro Chagas, Jaqueline Pasuch 1577-1603
Pedagogia da alternância no Amapá: um estudo na Escola Família Agrícola do Pacuí PDF
Uédio Robds Leite da Silva, Vitor Sousa Cunha Nery 1604-1629

Entrevista

Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado PDF
Ivone Cella da Silva 1630-1640


Área do conhecimento: Ciências Humanas

Ano de fundação: 2010

ISSN: 2236-3165

DOI: 10.30681/2236-3165

Título abreviado: Even. Pedagóg.

E-mail: eventospedagogicos@unemat-net.br

Unidade: Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Avaliação QUALIS Quadriênio 2013-2016: B1 Ensino; B3 Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B4 Ciências Ambientais; B4 Educação Física; B4 Interdisciplinar; B4 Linguística e Literatura; B4 Sociologia.

cope_75 Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

88x31_88 Este periódico está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR