Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Letras Norte@mentos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

A Revista de Letras Norte@mentos não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos.

Os textos submetidos devem ser originais e inéditos e nao devem estar sendo avaliados por outras revistas até o encerramento da edição.


NORMAS DE PUBLICAÇÃO:

1) Formatação: formato de papel A4, margens de 3 cm; fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, parágrafo justificado e sem hifenação; itálico para títulos de obras e para palavras estrangeiras e palavras que se queira destacar; não usar itálico para citação.

2) Ordem das partes do artigo:

TÍTULO: centralizado e em maiúsculas e negrito.

AUTOR: nome do autor completo e/ou autores se for o caso, fonte 12, sem negrito, (com nota de rodapé, no fim da página, corpo 10, contendo Curso, Campus, titulação e e-mail).

EPÍGRAFE: se for o caso; não é obrigatória.

RESUMO: a palavra resumo centralizada e em maiúscula, em português, espaço simples, fonte 11, com no máximo de 100 palavras.

Palavras-chave: no máximo quatro; fonte 11.

Texto do artigo: margens de 3 cm; fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, parágrafo justificado e sem hifenação; itálico para títulos de obras e para palavras estrangeiras e palavras que se queira destacar; não usar itálico para citação; citações diretas maiores do que 3 linhas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Times New Roman 11.

Subtítulos: no corpo do texto, em negrito e apenas com a inicial maiúscula.

Referências: ver exemplos ao final.

Título em inglês ou em outra língua estrangeira: apenas em maiúscula.

ABSTRACT ou resumo em outra língua estrangeira: centralizado, ao final do artigo, espaço simples, fonte 11, no máximo de 100 palavras.

Keywords ou palavras-chave em outra língua estrangeira: no máximo quatro.

3) Citações: citações no corpo do texto, AUTOR, data e página, exemplo: (BOSI, 1989, p. 25);

Lista de obras citadas organizada segundo as normas da ABNT (NBR-6023) e apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Citações diretas maiores do que 3 linhas em recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte 11.

4) Extensão do artigo: mínimo 10, máximo de 20 laudas, incluindo referências e possíveis anexos; da resenha máximo de 10 laudas. Para a entrevista e para produção artística não há limite de laudas.

5) EXEMPLOS de Referências:

Livros

BAKHTIN, Mikhail. Esthétique de la création verbale. Paris: Gallimard, 1984.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1989.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.)  Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

COSSON Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2014.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Capítulos de livros:

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008, p. 19-36.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In:______. (org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas: Pontes, 2002, p.13-20.

Artigo de periódico:

SILVA, Wagner Rodrigues; ESPINDOLA, Elaine. Afinal, o que é gênero textual na Linguística Sistêmico-Funcional? Revista da ANPOLL, v. 1, n. 34, p. 259-307, 2013.

SILVA, Antonieta M. O. de;  SILVEIRA, Maria I. M. Leitura para Fruição e Letramento Literário: Desafios e Possibilidades na Formação de Leitores. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas. Vol. 01, Nº 01, 2º sem.2013, p. 92-101. Disponível em: Acesso: setembro de 2013.

Artigos de jornais:

GONÇALVES, Adair Vieira.  Refacção x reescrita. Folha da Região, Araçatuba 2, 20 out. 2011, Caderno 2, p.2.

Monografias, dissertações e teses:

SANTIAGO-ALMEIDA, Manoel Mourivaldo. Aspectos fonológicos do português falado na Baixada Cuiabana: traços de língua antiga preservados no Brasil. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – FFLCH, USP.

Entrevista

CRUZ, Joaquim. A Estratégia para Vencer. Pisa:1988. Veja, São Paulo, v. 20, n. 37, p. 5-8, 14 set. 1988. Entrevista concedida a J.A. Dias Lopes.

Dicionário e Enciclopédia

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p.

ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995. 20 v.

Programas de Televisão e Rádio

UM MUNDO ANIMAL. Nosso Universo. Rio de Janeiro: GNT, 4 de agosto de 2000. Programa de TV.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

SEMINÁRIO INTERNACIONAL. Clarice em cena: 30 anos depois. Brasília. Caderno de resumos, 2007.

Legislação

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua portuguesa, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.

Documentos eletrônicos:

BARROS, Maria Cândida Drumond Mendes; LESSA, Antônio Luis Salim. Um dicionário tupi de 1771 como crônica da situação lingüística na Amazônia pombalina. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/sole tras/8sup/4.htm.>. Acesso em: 2 jun. 2006.

HOUASSIS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia

Cinema

SONHOS (Dreams). EUA, 1990. Dir: Akira Kurosawa. 119 min.

 

OBS.: Para gráficos, anexos e entrevistas não há normas específicas.

 

 

 

6) Envio: O arquivo da submissão deverá estar em formato .doc, .docx ou .ODF.

 

Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente on-line.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 3.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Visitas:

 

Este periódico está licenciado sob Creative Commons BY 3.0

 

ISSN 1983-8018

Avaliação Qualis B2 (2015-2016)

Os artigos publicados em REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS são indexados em: BASE, EZB, Latindex, Diadorim, REDIB, ,La Criée: périodiques en ligne, Sumarios.org.

BASE Logo Bielefeld Academic Search EngineBack to Home: Electronic Journals Library Electronic Journals Library

latindex_logo_120

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

azul.jpg_120_120

Diretório de Políticas de Acesso Aberto de Revistas Científicas Brasileiras

 

redib_v3_m_200

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

sumarios.org_160

Sumários de Revistas Brasileiras

La Criée: périodiques en ligne